O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID) DO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS, FOMENTADO PELA COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN?, EM PARCERIA COM O CENTRO ESTADUAL DE EDUCA??O B?SICA PARA JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE (CEEBJA), EM CURITIBA - PR. O PIBID VISA O EXERC?CIO E ENGAJAMENTO DE ALUNOS DE GRADUA??O DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS EM CONTEXTOS ESCOLARES, PRINCIPALMENTE NA ESFERA DA EDUCA??O P?BLICA, COM O PROP?SITO DE ASSOCIAR AS DIMENS?ES DO ENSINO SUPERIOR E B?SICO. ACRESCENTA NA QUALIDADE DA FORMA??O INICIAL DOS LICENCIANDOS, AL?M DE OFERECER OPORTUNIDADES AOS PARTICIPANTES DE DESENVOLVEREM PROCESSOS PEDAG?GICOS DE CAR?TER INOVADOR E TECNOL?GICO. NESSE CONTEXTO, OS ATORES AGEM NO CEEBJA PAULO FREIRE, NA QUAL A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ? A MODALIDADE QUE ABRANGE TODOS OS N?VEIS DA EDUCA??O B?SICA. ESTA MODALIDADE TEM COMO ALVO A ALFABETIZA??O DE PESSOAS FORA DA IDADE ESCOLAR COMUM, AL?M DISSO O COL?GIO TAMB?M ATUA NA EDUCA??O INCLUSIVA. DESTA FORMA, A EJA CONFIGURA UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EXCEPCIONAL, APRESENTANDO SUAS PR?PRIAS ESPECIFICIDADES E DIVERSIDADES. REQUER ESPA?OS E PROCESSOS EDUCADORES DIFERENCIADOS DAQUELES APRESENTADOS NO ENSINO REGULAR, COM CONTE?DOS PAUTADOS NAS DIFERENTES CONJUNTURAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, QUE SE FUNDAMENTAM NA CONSTRU??O DO CONHECIMENTO DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR E SIST?MICA. CONSIDERANDO O TR?GICO CONTEXTO DA PANDEMIA DA SARS-COV-2, TEVE-SE COMO RESULTADO A VIRTUALIZA??O DAS ATIVIDADES DE ESCOLAS DE TODO O PA?S. NESTE PANORAMA FORAM EVIDENCIADAS NAS OBSERVA??ES DA PR?TICA DOCENTE DE TURMAS DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DO CEEBJA PAULO FREIRE, GRANDES FRAGILIDADES QUANTO AOS PLANOS DE ENSINO, MATERIAIS DID?TICOS FORNECIDOS E A DIFICULDADE DE ACESSIBILIDADE ?S AULAS. O CEN?RIO EXPLICITOU AS DESIGUALDADES TECNOL?GICAS E EDUCACIONAIS SOFRIDAS PELOS ALUNOS E ALUNAS E A PROBLEM?TICA DO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA PELO VI?S CIENT?FICO HEGEM?NICO. ISTO ?, AO CONSIDERAR QUE A CI?NCIA FOI CONSTRU?DA HISTORICAMENTE DE MANEIRA POSITIVISTA E MECANICISTA, EXISTE O APAGAMENTO DE EPISTEMOLOGIAS ADVINDAS DE UMA PERSPECTIVA N?O-EUROC?NTRICA, ISSO DIFICULTA O CAMINHO DA ENSINO-APRENDIZAGEM COM METODOLOGIAS ATIVAS E PLURAIS EM PENSAMENTOS. COM BASE NISSO, BUSCOU-SE REALIZAR UM PROCESSO METODOL?GICO DIFERENCIADO, AP?S DISCUSS?ES E TROCAS EM C?RCULOS INVESTIGATIVOS-FORMATIVOS. FOI CONSTRU?DO UM PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR, ELABORADO A PARTIR DE REDES DE CONHECIMENTO ENTRE AS ?REAS DAS CI?NCIAS DA NATUREZA, COM ENFOQUE EM ORIGEM DA TERRA E DA VIDA, BIOQU?MICA, BOT?NICA, ZOOLOGIA E EMBRIOLOGIA. TROUXE INTERCONEX?ES ENTRE O CONTE?DO-BASE E A BAGAGEM SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS E ALUNAS NAS AULAS, CONSIDERANDO COMO PARTE DA ESTRUTURA??O SABERES TRADICIONAIS COMO: ASTRONOMIA IND?GENA, IMPORT?NCIA DOS F?SSEIS, HIST?RIA DA MANDIOCA, ARTE PSICOD?LICA, MOVIMENTO DE CONTRACULTURA DOS ANOS 60, PLANTAS ALIMENT?CIAS N?O-CONVENCIONAIS (PANCS) E PRESERVA??O AMBIENTAL. ? IMPORTANTE RESSALTAR, QUE TODOS OS TEMAS FORAM BASEADOS NOS PRINC?PIOS DA EDUCA??O AMBIENTAL. DESSA FORMA, A FUNDAMENTA??O, PARTE GERADA A PARTIR DO PROCESSO TE?RICO-FORMATIVO DO PIBID, DEU-SE POR REVIS?ES BIBLIOGR?FICAS DE ARTIGOS E LIVROS NAS TEM?TICAS DA EPISTEMOLOGIA DA CI?NCIA, COMPLEXIDADE, PENSAMENTO SIST?MICO, EDUCA??O AMBIENTAL, AMBIENTALIZA??O ESCOLAR E INTERDISCIPLINARIDADE, TENDO NOMES EXPRESSIVOS COMO FRITJOF CAPRA, HUMBERTO MATURANA, EDGAR MORIN, LUCIE SAUV?, OLGA POMBO ENTRE OUTROS. ESSAS CONCEITUA??ES DERAM EMBASAMENTO E SA?DAS ? CI?NCIA HEGEM?NICA, T?O PRESENTE NO ?MBITO ESCOLAR, E QUE DESCONSIDERAM AS MULTIPLURALIDADES EPISTEMOL?GICAS. QUANDO O PROCESSO EDUCADOR ? DISCUTIDO SOB O PENSAMENTO SIST?MICO H? A TECELAGEM DE UMA VASTA REDE DE SABERES, DENTRO DAS DISCIPLINAS CIENT?FICAS, QUE CONSIDERA A VIV?NCIA SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES DA EJA. ESSA BUSCA POR SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA ? UM DOS OBJETIVOS DA EDUCA??O AMBIENTAL, NA QUAL A AMBIENTALIZA??O ESCOLAR ? UMA FERRAMENTA PARA COMPREENDER AS DIN?MICAS ENTRE O DOCENTES, DISCENTES, ESPA?O F?SICO E MATRIZ CURRICULAR, AO PENSAR O MEIO AMBIENTE EM TODOS SEUS ASPECTOS NA ESCOLA COMO UMA REDE DE INTERA??ES ENTRE O BIOL?GICO, O EDUCACIONAL, O SOCIAL E O CULTURAL. NESSE CONTEXTO, INTERVIR PEDAGOGICAMENTE COM UM OLHAR SOCIOEDUCACIONAL, PERMITE CRIAR ESPA?OS EM QUE CONTE?DOS FORMAIS POSSAM SE RELACIONAR A PROBLEM?TICAS AMBIENTAIS E DIFERENTES COSMOVIS?ES. POSTO ISTO, A ELABORA??O E APLICA??O DESTE PROCESSO EDUCADOR SIST?MICO BUSCOU ATIVAMENTE RECONECTAR AS DISCIPLINAS CITADAS ANTERIORMENTE, CRIANDO ARTICULA??ES QUE CONECTAM DOM?NIOS FORMAIS E SOCIOAMBIENTAIS. DESTA FORMA, BUSCOU-SE COLABORAR NO RESGATE DA RELA??O DO SER HUMANO E NATUREZA, INCENTIVANDO UM PENSAMENTO CR?TICO E O DESENVOLVIMENTO DE UM SUJEITO ECOL?GICO AO REAPROXIMAR EPISTEMOLOGIAS ECOL?GICAS NA COLABORA??O DA CONCEP??O DE UM CAR?TER SUSTENT?VEL DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR. NESTE SENTIDO, FOI OBSERVADO UMA DEVOLUTIVA POSITIVA DOS ALUNOS E DAS ALUNAS, COM MAIOR INTERESSE E ASSIMILA??O PERANTE AS DIVERSIDADES DE CONTE?DOS APRESENTADOS E AS METODOLOGIAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES. SENDO QUE OS E AS DISCENTES FORAM CAPAZES DE ARTICULAR E RELACIONAR O QUE ERA EXPOSTO EM AULA COM SUAS VIV?NCIAS COTIDIANAS E CONHECIMENTOS POPULARES, O QUE GARANTIU UMA PARTICIPA??O ATIVA E VOLUNT?RIA DESTES AO DECORRER DAS CLASSES, FORNECENDO UMA GRANDE DINAMICIDADE E AUX?LIO NO DI?LOGO ENTRE PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS).