ANÁLISE E SUGESTÕES PARA OBRA DO 6º ANO MATEMÁTICA IDEIAS E DESAFIOS ACERCA DA CULTURA INDÍGENA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8508 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "ANÁLISE E SUGESTÕES PARA OBRA DO 6º ANO MATEMÁTICA IDEIAS E DESAFIOS ACERCA DA CULTURA INDÍGENA" "resumo" => "O livro didático vem se tornando um forte referencial teórico no qual, professores e alunos, têm acesso para garantir um direito importante do cidadão, que é de se incluir, de ser cidadão, de construir seus conhecimentos para tornar-se ativo na sociedade. Entretanto, falando-se em globalização e outros processos que geram exclusão de alguns representantes da sociedade, repensamos como está a questão do indígena nas folhas do livro didático de Matemática. Para realizarmos nossa pesquisa, nos questionamos: Como a cultura indígena vem sendo explorada nos livros de Matemática? Após a análise da obra Matemática Ideias e Desafios, das autoras Iracema e Dulce (2012), constatamos que menção a cultura indígena vem sendo negligenciada, causando imenso prejuízo aos indígenas e não indígenas, leitores da obra, que devem ficar a par da situação dos direitos e da cultura dos índios. Para constatarmos essa hipótese, nos lançamos a uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo nos valendo, sobretudo, dos autores Giancaterino (2009), Iracema e Dulce (2012), Brasil (1998), Brasil (2005) entre outros. Para isso, tecemos algumas considerações sobre o livro didático, seguindo para análise da obra Matemática Ideias e Desafios e consequentemente sugerindo abordagens de como se expor a temática indígena nas folhas do livro de Matemática, auxiliando na contextualização da Matemática. A opção pela obra em questão veio do fato dela ser utilizada na escola de Ensino Fundamental e Médio Akajutibiró da Rede de Ensino Estadual localizada na aldeia Akajutibiró no município de Baia da Traição no Estado da Paraíba, lugar no qual trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "INDÍGENAS, MATEMÁTICA IDEIAS E DESAFIOS, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_01_59_28_idinscrito_1002_ec53818f23b101e3aedea3eef3b64d93.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CLEMENTINO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaraclementino@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8508 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "ANÁLISE E SUGESTÕES PARA OBRA DO 6º ANO MATEMÁTICA IDEIAS E DESAFIOS ACERCA DA CULTURA INDÍGENA" "resumo" => "O livro didático vem se tornando um forte referencial teórico no qual, professores e alunos, têm acesso para garantir um direito importante do cidadão, que é de se incluir, de ser cidadão, de construir seus conhecimentos para tornar-se ativo na sociedade. Entretanto, falando-se em globalização e outros processos que geram exclusão de alguns representantes da sociedade, repensamos como está a questão do indígena nas folhas do livro didático de Matemática. Para realizarmos nossa pesquisa, nos questionamos: Como a cultura indígena vem sendo explorada nos livros de Matemática? Após a análise da obra Matemática Ideias e Desafios, das autoras Iracema e Dulce (2012), constatamos que menção a cultura indígena vem sendo negligenciada, causando imenso prejuízo aos indígenas e não indígenas, leitores da obra, que devem ficar a par da situação dos direitos e da cultura dos índios. Para constatarmos essa hipótese, nos lançamos a uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo nos valendo, sobretudo, dos autores Giancaterino (2009), Iracema e Dulce (2012), Brasil (1998), Brasil (2005) entre outros. Para isso, tecemos algumas considerações sobre o livro didático, seguindo para análise da obra Matemática Ideias e Desafios e consequentemente sugerindo abordagens de como se expor a temática indígena nas folhas do livro de Matemática, auxiliando na contextualização da Matemática. A opção pela obra em questão veio do fato dela ser utilizada na escola de Ensino Fundamental e Médio Akajutibiró da Rede de Ensino Estadual localizada na aldeia Akajutibiró no município de Baia da Traição no Estado da Paraíba, lugar no qual trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "INDÍGENAS, MATEMÁTICA IDEIAS E DESAFIOS, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_01_59_28_idinscrito_1002_ec53818f23b101e3aedea3eef3b64d93.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CLEMENTINO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "jussaraclementino@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }