Este artigo objetiva analisar as contribuições da música no processo ensino e aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Fernandes de Lima - Itapororoca-PB. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que apresenta peculiaridades por se tratar de uma educação voltada a um público específico, ou seja, alunos que não tiveram acesso à educação devido a algumas circunstâncias da vida. O presente trabalho corresponde a um estudo de caráter bibliográfico, que se baseia em leituras de periódicos, livros, revistas, artigos, bem como nos escritos de: Borghi (2007); Godoy (2009); Ferreira (2010); Silva (2013), entre outros, que discutem essa temática, subsidiando a discussão a respeito do uso da musicalidade no ensino da EJA. Desta forma é de fundamental importância a Educação de Jovens e Adultos, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, pois proporciona as pessoas que foram excluídas do processo educacional, uma reintegração na constituição de uma cidadania crítica e ativa na sociedade. A música é uma ferramenta relevante no caminho da aprendizagem significativa, principalmente por possibilitar a vivência de alunos no campo da subjetividade - sentimentos e experiências nunca experimentados, exercendo forte atração e interesse aos alunos. Nosso estudo evidenciou que é imprescindível aos professores que atuam nesta modalidade de ensino estabelecer relações entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade vivenciada pelos alunos, que só se faz por meio da utilização de metodologias adequadas aos alunos de EJA.