Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UM OLHAR SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM TURMAS DA EJA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, METODOLOGIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9277
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1724
    "inscrito_id" => 1271
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM TURMAS DA EJA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a motivação em aprender Matemática. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer uma atenção especial, as estratégias didáticas abordadas pelos professores devem ser pensadas e adaptadas de forma a contribuir significativamente no processo de aprendizagem. As atividades propostas aqui têm como objetivo apresentar aos alunos a biografia e as contribuições de matemáticos famosos como Euclides e Pitágoras, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para favorecer a aprendizagem e despertar o interesse pela disciplina. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos, localizada na cidade de Nazarezinho - PB. O público alvo foram os alunos do 2° Ano do ensino médio na modalidade EJA. Inicialmente exibimos para os mesmos vídeos mostrando a relevância da Matemática, a aplicabilidade desta no cotidiano, destacando sua importância para executarmos ações simples do dia-a-dia. Seguidamente fizemos um resgate histórico, abordando a biografia e as contribuições mais influentes na Matemática moderna de Euclides de Alexandria e Pitágoras, apresentando de forma prática como os antigos calcularam o valor do  (PI). Evidencia-se aqui, mediante atividades apresentadas que a História da Matemática pode ser usada como metodologia, tendo em vista que a mesma desperta no aluno o interesse pela disciplina bem como o incentiva-o, contribuindo significativamente para sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, METODOLOGIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_17_34_33_idinscrito_1271_f6541072294cb1d63f4b209376aa7850.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9277
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1724
    "inscrito_id" => 1271
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM TURMAS DA EJA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a motivação em aprender Matemática. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer uma atenção especial, as estratégias didáticas abordadas pelos professores devem ser pensadas e adaptadas de forma a contribuir significativamente no processo de aprendizagem. As atividades propostas aqui têm como objetivo apresentar aos alunos a biografia e as contribuições de matemáticos famosos como Euclides e Pitágoras, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para favorecer a aprendizagem e despertar o interesse pela disciplina. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos, localizada na cidade de Nazarezinho - PB. O público alvo foram os alunos do 2° Ano do ensino médio na modalidade EJA. Inicialmente exibimos para os mesmos vídeos mostrando a relevância da Matemática, a aplicabilidade desta no cotidiano, destacando sua importância para executarmos ações simples do dia-a-dia. Seguidamente fizemos um resgate histórico, abordando a biografia e as contribuições mais influentes na Matemática moderna de Euclides de Alexandria e Pitágoras, apresentando de forma prática como os antigos calcularam o valor do  (PI). Evidencia-se aqui, mediante atividades apresentadas que a História da Matemática pode ser usada como metodologia, tendo em vista que a mesma desperta no aluno o interesse pela disciplina bem como o incentiva-o, contribuindo significativamente para sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, METODOLOGIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_17_34_33_idinscrito_1271_f6541072294cb1d63f4b209376aa7850.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a motivação em aprender Matemática. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer uma atenção especial, as estratégias didáticas abordadas pelos professores devem ser pensadas e adaptadas de forma a contribuir significativamente no processo de aprendizagem. As atividades propostas aqui têm como objetivo apresentar aos alunos a biografia e as contribuições de matemáticos famosos como Euclides e Pitágoras, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para favorecer a aprendizagem e despertar o interesse pela disciplina. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos, localizada na cidade de Nazarezinho - PB. O público alvo foram os alunos do 2° Ano do ensino médio na modalidade EJA. Inicialmente exibimos para os mesmos vídeos mostrando a relevância da Matemática, a aplicabilidade desta no cotidiano, destacando sua importância para executarmos ações simples do dia-a-dia. Seguidamente fizemos um resgate histórico, abordando a biografia e as contribuições mais influentes na Matemática moderna de Euclides de Alexandria e Pitágoras, apresentando de forma prática como os antigos calcularam o valor do (PI). Evidencia-se aqui, mediante atividades apresentadas que a História da Matemática pode ser usada como metodologia, tendo em vista que a mesma desperta no aluno o interesse pela disciplina bem como o incentiva-o, contribuindo significativamente para sua aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.