Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a motivação em aprender Matemática. A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer uma atenção especial, as estratégias didáticas abordadas pelos professores devem ser pensadas e adaptadas de forma a contribuir significativamente no processo de aprendizagem. As atividades propostas aqui têm como objetivo apresentar aos alunos a biografia e as contribuições de matemáticos famosos como Euclides e Pitágoras, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para favorecer a aprendizagem e despertar o interesse pela disciplina. Estas atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos, localizada na cidade de Nazarezinho - PB. O público alvo foram os alunos do 2° Ano do ensino médio na modalidade EJA. Inicialmente exibimos para os mesmos vídeos mostrando a relevância da Matemática, a aplicabilidade desta no cotidiano, destacando sua importância para executarmos ações simples do dia-a-dia. Seguidamente fizemos um resgate histórico, abordando a biografia e as contribuições mais influentes na Matemática moderna de Euclides de Alexandria e Pitágoras, apresentando de forma prática como os antigos calcularam o valor do (PI). Evidencia-se aqui, mediante atividades apresentadas que a História da Matemática pode ser usada como metodologia, tendo em vista que a mesma desperta no aluno o interesse pela disciplina bem como o incentiva-o, contribuindo significativamente para sua aprendizagem.