Este trabalho tem como objetivo analisar os principais vetores de inclusão nos espaços educacionais da cidade de Aroeiras-PB, município situado no semiárido brasileiro. Pretende-se relatar os principais problemas a respeito da inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais nas escolas regulares de ensino, de nível Fundamental e Médio, e observar como o termo “inclusão” é entendido nesse universo, levando em consideração uma análise do nível de aprendizagem desses alunos nas aulas de Geografia. Nesse sentido, tomamos como pressuposto a locomoção, a facilidade e a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais e a relação professor/aluno, tendo como objetivo, analisar o nível de aprendizagem desta parcela de alunos, de acordo com a formação do professor de Geografia, através das atividades desenvolvidas em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa, que mesmo com todas as garantias legais, esses alunos nem sempre encontram escolas e professores preparados para recebê-los como necessitam, levando-nos a desacreditar em uma educação inclusiva eficiente para o desenvolvimento desses alunos. Para atingir o objetivo proposto, fez-se necessário: 1) Estudos bibliográficos e documentais, com o intuito de analisar tal problemática; 2) Observação in loco para entender o desempenho das escolas e a formação dos professores para o atendimento à pessoa com deficiência, sobretudo do professor de Geografia; 3) Registro fotográfico; 4) Aplicação de entrevistas semiestruturadas aos estudantes com necessidades educativas especiais, de modo a registrar as principais questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão.