Com o objetivo de promover o comportamento de cuidado com a sala de aula a partir da intervenção nos valores humanos. Participaram do estudo um total de 95 estudantes, divididos em quatro turmas do 1º ano do ensino médio da rede pública de ensino do município de João Pessoa. Os instrumentos usados foram: protocolo de observação, questionários, além de materiais diversos para as atividades de intervenção. A ação foi dividida em três momentos principais: Momento 1 - reconhecimento da relação dos estudantes com o ambiente da sala de aula; Momento 2 - intervenção com atividades de dinâmicas, debate com base em vídeos, sessões fotográficas, apresentação de jogos, brincadeiras e produções artísticas contextualizadas com as temáticas em questão; Momento 3 - avaliação da eficácia das ações. Com base nos resultados iniciais foi possível observar significativa frequência de comportamentos como: jogar o lixo no chão, riscar paredes e carteiras. Os padrões valorativos também foram analisados como pouco coerentes com comportamentos de cuidado ambiental. A escolha da turma de intervenção se deu com base nos padrões valorativos analisados e combinados com uma baixa taxa de comportamento de cuidado com a sala de aula. O tamanho do efeito da intervenção ainda está em fase de análise. No entanto, foi possível observar que as atividades propiciaram um processo de conhecimento contextualizado, assim como um processo de sensibilização e de apego pela temática do cuidado com a sala de aula; elementos fundamentais para a promoção de valores pró-ambientais. Mesmo com a pesquisa em andamento, confia-se que uma vez identificado os valores dos alunos frente à temática e oferecida estratégias de ações por meio de práticas pedagógicas, seja viável promover valores e comportamentos que incrementem um processo de aprendizagem desencadeador de uma formação mais ampla, significativa e consciente.