Ao longo da história aconteceram grandes revoluções que para alcançar o pleno direito que assegure uma educação para todos. Entretanto, as pessoas com deficiência percorrem um caminho de desafios e dificuldades para desfrutar desse direito, garantido nas legislações atuais, tanto na esfera federal, como no âmbito do governo Estadual e Municipal. Inseridos em uma sociedade que ainda possui traços excludentes, repressores e preconceituosos, em relação as pessoas com deficiência, uma temática que aborda a inclusão escolar de tais sujeitos, vem sendo discutido pelos diferentes campos educacionais que alegam a importância do mesmo e procura conscientizar de uma forma clara e concisa os docentes que são envolvidos nesse processo.A educação especializada é caracterizada pelas conferências que desde os anos 1990 vem acontecendo. A Lei de diretrizes e bases- LDB, 9394/96 que declara no seu art: 4ºque é de dever do estado garantir o atendimento educacional especializado e gratuito para pessoas com deficiência, torna-se o ensino publico no Brasil, um exercício de cidadania para todos os cidadãos.Deferindo a educação das pessoas com deficiência, especificamente os surdos, destacaram-se a LDB e o DECRETO (5.626, 2005):[...] A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior,[...] de instituições de ensino, publicas e privadas, dos sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos estados, do distrito federal e dos municípios (DECRETO 5.626,2005) Respeitando a Legislação vigente, a Lei LDB, Nº 9.394/96, a escola regular da rede Municipal de ensino da cidade de A.P (PB) se engajam nesse processo e abriga um aluno com deficiência auditiva.É nesse processo de respeito, legislação vigente que garante a inserção da pessoa com deficiência na escola regular. Através dessa garantia que alunos surdos encontra-se matriculado em escolas públicas em todo Brasil. A Preocupação em contribuir com a prática docente em relação ao processo de inclusão e com professores de alunos surdos nas escolas regular, deu-se pelo fato de que o professor da rede pública no Brasil não recebe formação continuada, que enfatiza os desafios na inclusão escolar do aluno, muitos educadores ainda não compreendem a importância da Língua Brasileira de sinais- LIBRAS. Como professora do ensino fundamental I, a autora do presente estudo, observa a prática de uma professora que leciona na sala de aula do aluno surdo, assim como, observa sua prática. Foco nas teorias de MÁRCIA GOLDFELD, (2002) e AUDREI GESSER, (2009). Diante do contexto, o objetivo central da presente investigação, foi investigar o processo de inclusão escolar de um aluno surdo na ótica de uma professora. O trabalho de campo foi realizado no mês de Agosto de 2014 em uma escola pública do ensino fundamental I na cidade solta do referido município.