Este estudo foi impulsionado através de leituras científicas a respeito da aprendizagem e desenvolvimento infantil, à luz da teoria histórico cultural de Vygotsky. Esta teoria subsidiou a elaboração deste trabalho sobre “Afirmação pessoal no desenvolvimento mental da criança.” A partir do estudo realizado surgiu a inquietação de verificar na prática docente elementos desta teoria. Assim, o objetivo desta pesquisa está em compreender em linhas gerais como se dá a relação entre aprendizagem e desenvolvimento intelectual da criança sob a perspectiva docente. Como objetivos específicos estabelecemos conhecer a concepção do docente acerca da aprendizagem e desenvolvimento; e compreender que fatores permeiam o ambiente escolar no desenvolvimento mental da criança.Este trabalho foi baseado numa pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Municipal da cidade de Queimadas –PB, por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada com professoras do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental I. Fundamentamos esta pesquisa em estudos de CRAIDY & KAERCHER (2001); CUNHA (1992); GOFFMAN (1963); LEONTIEV 2005; OLIVEIRA (2010); REGO (1995); VASCONCELOS (1997); e VIGOTSKY (2007), por tratarem com clareza e objetividade a temática abordada. Ao final do trabalho consideramos que o ponto fundamental para todo o desenvolvimento é a afirmação do sujeito, porque uma verdadeira sociedade é formada de sujeitos afirmados, isto é, de sujeitos construtores de sua própria realidade. Assim, criança livre é a criança que constrói, mesmo que sua construção parta de uma singela brincadeira. Porque assim afirmava Vygotsky: “O indivíduo antecede a aprendizagem”.