Pretende-se analisar a questão do ensino ambiental na escola numa dialética de enfrentamento dos paradigmas preestabelecidos na sociedade contemporânea. Embora existam dificuldades a serem desmitificadas no meio educacional, ainda é visível em alguns profissionais da área, uma certa resistência, em mudar a visão a respeito dessa temática fundamental para os indivíduos na sua formação de cidadãos mais consciente em relação ao meio ambiente. Nessa perspectiva, são incorporadas novas abordagens e questionamentos que atendam a realidade posta pela sociedade na vida cotidiana das pessoas, sendo assim, tornam-se essenciais a compreensão e a valorização do papel da escola para que ocorram mudanças de comportamento dos educandos. A partir do ensino da temática educação ambiental, o docente deve fazer uma reflexão com os educandos, por meio da concepção de como o homem está utilizando os recursos naturais, os mesmos terão oportunidade de perceber diversos pontos de vista do mesmo tema, portanto haverá uma discussão acalorada e propositiva onde o foco principal é a aprendizagem. Nesse contexto, o conteúdo meio ambiente sendo um tema transversal pode ser abordado por todos os componentes curriculares, buscando enfatizar a preservação da natureza como fundamental para a sobrevivência humana. A fundamentação teórica foi construída a partir de artigos científicos, livros, para enriquecer o trabalho, proporcionando assim uma análise comparativa entre o teórico metodológico e o que é posto em prática. A partir do papel social do ensino, teremos resultados satisfatórios, pois educação ambiental é essencial para construção de uma sociedade mais consciente de suas atribuições sustentáveis.