Este artigo versa sobre os temas Educação Especial e Educação Inclusiva. A pesquisa investigou o processo de inclusão de um aluno com paralisia cerebral na escola regular. Com base na legislação brasileira, principalmente nas diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, este estudo apresenta as estratégias pedagógicas para a escolarização de um aluno com deficiência física juntamente com o atendimento educacional especializado. O problema focou-se nas condições e na atuação da comunidade escolar para efetivar ações educacionais inclusivas. O objetivo foi descrever o percurso da legislação vigente à prática escolar. A investigação do tipo qualitativa, a partir de um Estudo de Caso, verificou procedimentos, barreiras e dificuldades para o desenvolvimento da proposta educacional no paradigma da inclusão. As proposições de intervenção emergem mediante a realidade escolar, familiar e social do educando investigado. Apesar das limitações impostas pela deficiência, todo o indivíduo apresenta competências e habilidades que devem ser potencializadas, sendo fundamental estimulá-lo, objetivando não apenas reabilitação, mas também sua independência e o seu processo de inclusão. Por fim, apresentam-se os progressos desse aluno conquistados com a contribuição da comunidade escolar.