O contexto de desenvolvimento das habilidades de leitura a priori é a escola. No entanto, as evidências indicam que tais habilidades não estão sendo desenvolvidas. Dentro desta perspectiva, este trabalho tem por objetivo analisar a prática de leitura acontecida nas escolas públicas de forma que seja visto se a leitura está sendo trabalhadas como forma de desenvolvimento do crescimento intelectual, aumento das capacidades leitoras e o aumento da criticidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando questionários semiestruturados com questões objetivas e subjetivas para serem aplicados com professores e alunos da escola pública. Perante os dados coletados, percebe-se que os alunos gostam de textos curtos que não necessitam de interpretações profundas e leituras de romances que possuam histórias que estejam mais perto de sua realidade. Percebe-se ainda que eles não tinham aula de leitura específica, sem falar que a prática de leitura acontece sempre da mesma maneira. As respostas da professora sugerem que uma grande porcentagem da sala não gosta de ler os textos indicados, principalmente os considerados cânones da literatura brasileira, tendo um maior contato com textos vinculados nas redes sociais. Diante dessa realidade, conclui-se a necessidade de enfatizar o trabalho da leitura na sala de aula, tratando-a como prioridade, sem deixarmos de considerar os novos letramentos que parecem emergir na nossa sociedade.