BATISTA, Fernanda Félix Da Costa et al.. A formação docente na educação de jovens e adultos. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8372>. Acesso em: 21/11/2024 18:03
Com as várias mudanças que a educação brasileira tem passado ao longo de sua história algumas vertentes da mesma vão perdendo seu valor por vários motivos. Uma das vertentes da educação que é muito desvalorizada é a Educação de Jovens e Adultos - EJA, a desvalorização se dá na sociedade por lidar com jovens de maior idade e adultos, que muitas vezes por falta de oportunidades, quando mais jovens, não puderam receber educação de qualidade e são considerados a margem da sociedade e buscam na EJA uma forma de modificar esse status dado pela sociedade. Um dos grandes problemas da EJA é a falta de qualificação dos professores, profissionais que não recebem formação adequada para trabalhar nessa modalidade de ensino, por motivos principalmente históricos que ainda predominam nas concepções de ensino. Um dos principais fatores na formação do aluno na EJA é o professor, no entanto a formação desse profissional ainda deixa a desejar, é necessário, portanto entender qual a sua importância na sala de aula, tendo em vista que o professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento que será adquirido. Assim, é interessante observar como as universidades tem procurado formar os novos profissionais da educação. Buscando os componentes curriculares das universidades de Campina Grande (UEPB e UFCG) é possível perceber que não há formação como a desejável, que a EJA enquanto modalidade de ensino ainda é esquecida pelas instâncias formadoras e que ainda tem um longo percurso em busca da valorização merecida.