O presente artigo discorre sobre a experiência desenvolvida em Educação Ambiental com estudantes com deficiência e na organização e realização do "I Seminário de Educação Ambiental no contexto do Ensino Especial", destinado aos educadores da rede pública de ensino especial e inclusivo do Distrito Federal. Os resultados obtidos evidenciaram a fragilidade na formação docente no campo da EA e da inclusão. A interação "humano x natureza" propõe a equidade e o respeito a ambos, no desenvolvimento pleno dos indivíduos e no fomento a preservação ambiental. Relacionar sociedade e meio ambiente é certificar que todos fazem parte de um sistema integrado não excludente, buscando alocar a EA como um grande instrumento educativo inclusivo e transformador. “Tais reflexões apontam para um sistema educacional comprometido com a formação plena do ser humano e com o direito a todas as expressões de vida do planeta”. Arroyo, M. (2003). A partir desta construção, sob à luz das teorias de Corrêa, Mourão, Bennet, Vygotsky e Carvalho, inserir a EA no processo de formação docente, é quebrar paradigmas, possibilitar práticas educacionais ambientalmente sustentáveis e justas, pautadas na ética e nas virtudes, favorecendo o desejo da inclusão humanizada, respeitando a diversidade.