A inclusão escolar é, indubitavelmente, um dos maiores desafios do processo educacional atual. As mudanças no ambiente escolar proporcionadas pela Educação Inclusiva são lentas e gradativas, abordam os aspectos intrínsecos ao modelo da sociedade atual, o que atrapalha a concretização das concepções da Inclusão. Sob essa perspectiva, o presente trabalho realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa, objetivou refletir a partir das respostas às entrevistas realizadas com alunos e professores de Química, do Ensino Médio, a respeito de algumas questões importantes relacionadas ao ensino de Química para alunos deficientes visuais (DV), avaliando os materiais didáticos, a formação dos professores e as metodologias empregadas para o ensino dessa disciplina, neste contexto. O que pôde ser percebido é que os DV ainda enfrentam muitos desafios, pois não existe uma infraestrutura adequada, as aulas continuam puramente expositivas e não existe uma preocupação, por parte dos docentes, em preparar materiais didáticos próprios para a realidade dos deficientes visuais. Portanto, há muito por fazer pela Educação Inclusiva no intuito de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem desses alunos.