DA ÁFRICA A ABOLIÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
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Objetivos: propostos por este artigo é aborda desde a captura dos negros no Continente da África a viagem em condições sub-humanas nos navios negreiros, a chegada ao Brasil, às formas cruéis de castigos nas fazendas e senzalas, as fugas para os quilombos, as lutas de resistências, o que impulsionou para que a princesa Izabel assinasse a Lei Áurea o período da abolição da escravidão nosso principal foco. Para a fundamentação teórica foram estudados os seguintes autores: Camargo, Rudek, Sourient (2011), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Mendonça (2010), Gennari (2008). Metodologia: Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, na qual analisamos dois livros didáticos: Projeto Buriti (2011) e A Escola é Nossa (2011), pesquisando como os mesmos aborda a questão da abolição da escravidão, fazendo uma comparação com o que dizem os pressupostos teóricos, tentando aprofunda o tema em questão, e soma conhecimentos. Resultados: Os resultados apontam que, os livros didáticos trazem em suas abordagens a questão da abolição da escravidão, as lutas e as diversas formas de resistências, que contavam também com parte de classes da elite, comerciantes, artistas advogados e simpatizantes o que impulsionou a princesa Isabel assinar a Lei Áurea, essas abordagens são destacadas de maneira superficial, um pouco sucinta, comparados com os pressupostos teóricos estudados. Conclusão: concluímos a importância desta pesquisa bibliográfica, sobre a questão da abolição da escravidão, abordadas nos livros didáticos deixa muito a deseja quando comparados com estudos teóricos, mesmo os livros sendo de uma edição atualizada, ainda precisa ser ampliado e aprofundado em suas abordagens, pois o livro didático como recurso pedagógico precisa ser analisado criticamente, em suas abordagens para que o conhecimento seja construído significativamente. 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