A LEITURA E A ESCRITA NA BIBLIOTECA: DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8419 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 582 "inscrito_id" => 562 "titulo" => "A LEITURA E A ESCRITA NA BIBLIOTECA: DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO" "resumo" => "Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais da aplicação de um projeto de leitura e escrita que foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental e médio da Educação de Jovens e Adultos-EJA do SESC Centro Campina Grande/PB. O projeto teve como principais objetivos despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita, propiciá-los pesquisas sobre qualquer área de conhecimento; bem como o acervo e o estímulo a visitas com mais freqüência ao espaço da biblioteca. O desenvolvimento deste projeto se deu entre os meses de Junho à Novembro do corrente ano, com encontros quinzenais alternando entre as turmas do fundamental e médio. Visando incentivar os alunos a lerem e produzirem textos comentando sobre o que tinham pesquisado o qual era levado em consideração as pesquisas realizadas por eles em veículos de comunicação como os jornais diários impressos e as revistas de grande circulação nacional os quais a biblioteca dispunha. Este projeto contribuiu para a construção de uma opinião crítica do aluno que foi exposta em uma roda de conversa ao termino de cada encontro, sendo esta avaliada e mediada pelo professor e a estagiária, com a finalidade de contribuir para a criação de argumentos despertando o senso crítico do aluno -haja vista que, os assuntos pesquisados por eles geravam grandes discussões- e os preparando para os mais diversos tipos de produções textuais.PALAVRAS-CHAVE: projeto, leitura, escritaINTRODUÇÃO O indivíduo que tem o hábito de ler terá sempre uma mente aberta ao diálogo, além de uma boa escrita e uma forma de expressão oral rica capaz de persuadir por meio de palavras conquistando desse modo seus objetivos almejados. Leitura e interpretação caminham juntas, pois através de uma boa leitura, há uma interpretação lógica capaz de esclarecer fatos que antes eram duvidosos na mente do leitor. Refletindo sobre a prática de leitura e produção de textos através da intertextualidade presente na sala de aula, este trabalho visa mostrar o projeto de leitura desenvolvido com alunos do Sesc Centro Campina Grande/PB.METODOLOGIANossa metodologia utilizada foi à pesquisa nos veículos de comunicação jornais e revistas que eram escolhidos entre os alunos nos encontros quinzenais na biblioteca; O aluno pôde utilizar diversos argumentos nas suas produções._____________________1-2 Acadêmicas do curso de letras 6º período DLA-UEPB3 Professor do ensino fundamental SESC-Centro e rede estadual, graduado em Letras -UEPBRESULTADOS E DISCUSSÕESA leitura como processo interativo, vem sendo usada para se referir a dois tipos bastante diferentes de interação na área da leitura. Para os psicólogos da educação, a leitura é um processo interativo, porque o desvendamento do texto se dá simultaneamente por meio da percepção de diversos níveis ou fontes de informação que interagem entre si. ( Kleiman, 2008). O resultado obtido foi satisfatório, pois os alunos começaram a freqüentar a biblioteca e participar atentamente das produções e discussões.CONCLUSÃOConcluímos que incentivar a leitura não significa impor uma leitura sobre determinada área de conhecimento. É criar uma forma em que os leitores busquem ler sobre a área de conhecimento que mais lhes chamam a atenção e a partir daí passarem a produzir seus próprios textos de uma forma coerente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "PROJETO, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_20_31_50_idinscrito_562_9917f2c0efaa949c24ad915e762f1780.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE ALVES DINIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE DINIZ" "autor_email" => "francydiniz2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8419 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 582 "inscrito_id" => 562 "titulo" => "A LEITURA E A ESCRITA NA BIBLIOTECA: DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE APLICAÇÃO" "resumo" => "Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais da aplicação de um projeto de leitura e escrita que foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental e médio da Educação de Jovens e Adultos-EJA do SESC Centro Campina Grande/PB. O projeto teve como principais objetivos despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita, propiciá-los pesquisas sobre qualquer área de conhecimento; bem como o acervo e o estímulo a visitas com mais freqüência ao espaço da biblioteca. O desenvolvimento deste projeto se deu entre os meses de Junho à Novembro do corrente ano, com encontros quinzenais alternando entre as turmas do fundamental e médio. Visando incentivar os alunos a lerem e produzirem textos comentando sobre o que tinham pesquisado o qual era levado em consideração as pesquisas realizadas por eles em veículos de comunicação como os jornais diários impressos e as revistas de grande circulação nacional os quais a biblioteca dispunha. Este projeto contribuiu para a construção de uma opinião crítica do aluno que foi exposta em uma roda de conversa ao termino de cada encontro, sendo esta avaliada e mediada pelo professor e a estagiária, com a finalidade de contribuir para a criação de argumentos despertando o senso crítico do aluno -haja vista que, os assuntos pesquisados por eles geravam grandes discussões- e os preparando para os mais diversos tipos de produções textuais.PALAVRAS-CHAVE: projeto, leitura, escritaINTRODUÇÃO O indivíduo que tem o hábito de ler terá sempre uma mente aberta ao diálogo, além de uma boa escrita e uma forma de expressão oral rica capaz de persuadir por meio de palavras conquistando desse modo seus objetivos almejados. Leitura e interpretação caminham juntas, pois através de uma boa leitura, há uma interpretação lógica capaz de esclarecer fatos que antes eram duvidosos na mente do leitor. Refletindo sobre a prática de leitura e produção de textos através da intertextualidade presente na sala de aula, este trabalho visa mostrar o projeto de leitura desenvolvido com alunos do Sesc Centro Campina Grande/PB.METODOLOGIANossa metodologia utilizada foi à pesquisa nos veículos de comunicação jornais e revistas que eram escolhidos entre os alunos nos encontros quinzenais na biblioteca; O aluno pôde utilizar diversos argumentos nas suas produções._____________________1-2 Acadêmicas do curso de letras 6º período DLA-UEPB3 Professor do ensino fundamental SESC-Centro e rede estadual, graduado em Letras -UEPBRESULTADOS E DISCUSSÕESA leitura como processo interativo, vem sendo usada para se referir a dois tipos bastante diferentes de interação na área da leitura. Para os psicólogos da educação, a leitura é um processo interativo, porque o desvendamento do texto se dá simultaneamente por meio da percepção de diversos níveis ou fontes de informação que interagem entre si. ( Kleiman, 2008). O resultado obtido foi satisfatório, pois os alunos começaram a freqüentar a biblioteca e participar atentamente das produções e discussões.CONCLUSÃOConcluímos que incentivar a leitura não significa impor uma leitura sobre determinada área de conhecimento. É criar uma forma em que os leitores busquem ler sobre a área de conhecimento que mais lhes chamam a atenção e a partir daí passarem a produzir seus próprios textos de uma forma coerente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "PROJETO, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_20_31_50_idinscrito_562_9917f2c0efaa949c24ad915e762f1780.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE ALVES DINIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE DINIZ" "autor_email" => "francydiniz2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }