O presente artigo tem por objetivo abordar, de forma breve e introdutória, o tema inclusão, a partir da perspectiva da atuação pedagógica dos professores da Educação Básica com crianças que apresentam deficiência, buscando analisar de forma ampla quais são as ações que este profissional deve seguir ou realizar para efetivamente incluir e não apenas inseri-las nas salas de aula. O estudo foi desenvolvido, tendo em vista o momento atual de mudanças de paradigmas e a realidade da inclusão de crianças ditas “normais” e com deficiências. Para a realização deste trabalho, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, como também através de análise documental do Relatório da UNESCO sobre a EPT – Educação Para Todos (2013/2014). Respaldamo-nos em obras de teóricos que tratam do assunto sobre inclusão escolar, como: Isabel Parolin (2006) e Mantoan (2003), assim como, Paulo Freire (1996), que aborda a reflexão acerca da atuação pedagógica do professor. Conclui-se que a inclusão escolar não se restringe apenas aqueles alunos que apresentam necessidades educacionais especiais em decorrência de uma deficiência, mas também a todos os outros que no decorrer do seu processo de aprendizagem venham apresentar dificuldades nesse processo. Sendo assim, espera-se que a inclusão escolar venha também suprir outras carências educacionais e que esses alunos possam alcançar desempenho acadêmico satisfatório a partir de uma atuação pedagógica que possibilite aos estudantes desenvolver e aprender plenamente de acordo com suas capacidades e limitação individuais.