Hodiernamente nossos alunos estão em contato com os diversos gêneros textuais, contudo, é necessário darmos a eles a oportunidade de reconhecê-los e comumente também os construí-los conforme suas implicações cotidianas. Dentro dessa perspectiva cabe a escola socializar o conhecimento, de modo que, a ausência desta prática pode ocasionar o fracasso escolar, tendo em vista que a escola deve proporcionar aos alunos condições de acesso para que, tornem-se cidadãos conscientes e ativos. O presente projeto trata-se de uma pesquisa ação, realizada a partir de diferentes fontes de pesquisa tais como: Bakhtin, Geraldi, Vigotski, Rodrigues entre outros, a qual foi aplicada na E. E. E. F. M José Luiz Neto, em turma intitulada Alumbrar, que se caracteriza por uma turma mista formada por alunos de 6º a 9º ano, na cidade de Barra de Santa Rosa-PB. Nesse contexto, refletimos a respeito da falta de nivelamento sócio cultural, conseqüentemente com dificuldade de desenvolvimento e aprendizado. Objetivando investigar formas de utilização dos gêneros textuais como ferramenta para o ensino, usando a interdisciplinaridade, pesquisou-se por meio de metodologia empírica. Para tanto, foi elaborada uma seqüência didática, envolvendo atividades classe e extraclasse, com visita a outros projetos, assim como atividades de produção textual. Compreendemos que eles necessitam de enxergar mais do que nunca o porquê de estudar determinado conteúdo, achei nos gêneros uma maneira de responder a esta pergunta.Palavras-chaves: gênero, interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem.