Este trabalho consiste em relatar as ações previstas no projeto do Curso de Português para Surdos, realizado pela ASDEF – Associação de Deficientes e Familiares, com a finalidade de contribuir para a educação e inclusão do surdo na sociedade. Partindo da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que no seu parágrafo único diz que a Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Esse trabalho objetiva proporcionar ao sujeito surdo que possui a Libras como sua L1, a aquisição da língua portuguesa como L2 na modalidade escrita, com o intuito de ampliar seus conhecimentos tornando-os bilíngues, dando embasamento teórico e prático visando seu crescimento profissional e acadêmico. Desenvolver autonomia na escrita da língua portuguesa do surdo; Aprimorar o processo da escrita do português como L2; Ter contato com os principais fundamentos da língua portuguesa; Desenvolver habilidade e capacitação para textos, redações, cartas, etc. Contribuindo assim com o exercício da cidadania e educação desse sujeito. Para Bueno (1993), na realidade, a prática social já havia demonstrado que surdos eram capazes de entender o que lhe falavam, bem como aprender a ler escrever. Talvez tenha sido nos séculos XVI e XVII que determinados indivíduos passaram a se dedicar exclusiva ou predominantemente à educação de crianças surdas, mas se antes disso, alguns surdos conseguiram entender a linguagem oral, bem como ler e escrever deve de alguma forma, ter passado por algum processo de aprendizagem (p.60).Palavras chaves: Surdos, Português, Libras.