LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA MODALIDADE ESCRITA, ENFRENTANDO DESAFIOS PARA INCLUIR.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8916 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 4163 "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA MODALIDADE ESCRITA, ENFRENTANDO DESAFIOS PARA INCLUIR." "resumo" => "Este trabalho consiste em relatar as ações previstas no projeto do Curso de Português para Surdos, realizado pela ASDEF – Associação de Deficientes e Familiares, com a finalidade de contribuir para a educação e inclusão do surdo na sociedade. Partindo da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que no seu parágrafo único diz que a Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Esse trabalho objetiva proporcionar ao sujeito surdo que possui a Libras como sua L1, a aquisição da língua portuguesa como L2 na modalidade escrita, com o intuito de ampliar seus conhecimentos tornando-os bilíngues, dando embasamento teórico e prático visando seu crescimento profissional e acadêmico. Desenvolver autonomia na escrita da língua portuguesa do surdo; Aprimorar o processo da escrita do português como L2; Ter contato com os principais fundamentos da língua portuguesa; Desenvolver habilidade e capacitação para textos, redações, cartas, etc. Contribuindo assim com o exercício da cidadania e educação desse sujeito. Para Bueno (1993), na realidade, a prática social já havia demonstrado que surdos eram capazes de entender o que lhe falavam, bem como aprender a ler escrever. Talvez tenha sido nos séculos XVI e XVII que determinados indivíduos passaram a se dedicar exclusiva ou predominantemente à educação de crianças surdas, mas se antes disso, alguns surdos conseguiram entender a linguagem oral, bem como ler e escrever deve de alguma forma, ter passado por algum processo de aprendizagem (p.60).Palavras chaves: Surdos, Português, Libras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDOS, PORTUGUÊS, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_17_44_51_idinscrito_4163_a0474e43127f1d926c3ff117a49ab69e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA DINIZ OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA DINIZ" "autor_email" => "sandradinizz@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8916 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1228 "inscrito_id" => 4163 "titulo" => "LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA MODALIDADE ESCRITA, ENFRENTANDO DESAFIOS PARA INCLUIR." "resumo" => "Este trabalho consiste em relatar as ações previstas no projeto do Curso de Português para Surdos, realizado pela ASDEF – Associação de Deficientes e Familiares, com a finalidade de contribuir para a educação e inclusão do surdo na sociedade. Partindo da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que no seu parágrafo único diz que a Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Esse trabalho objetiva proporcionar ao sujeito surdo que possui a Libras como sua L1, a aquisição da língua portuguesa como L2 na modalidade escrita, com o intuito de ampliar seus conhecimentos tornando-os bilíngues, dando embasamento teórico e prático visando seu crescimento profissional e acadêmico. Desenvolver autonomia na escrita da língua portuguesa do surdo; Aprimorar o processo da escrita do português como L2; Ter contato com os principais fundamentos da língua portuguesa; Desenvolver habilidade e capacitação para textos, redações, cartas, etc. Contribuindo assim com o exercício da cidadania e educação desse sujeito. Para Bueno (1993), na realidade, a prática social já havia demonstrado que surdos eram capazes de entender o que lhe falavam, bem como aprender a ler escrever. Talvez tenha sido nos séculos XVI e XVII que determinados indivíduos passaram a se dedicar exclusiva ou predominantemente à educação de crianças surdas, mas se antes disso, alguns surdos conseguiram entender a linguagem oral, bem como ler e escrever deve de alguma forma, ter passado por algum processo de aprendizagem (p.60).Palavras chaves: Surdos, Português, Libras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDOS, PORTUGUÊS, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_17_44_51_idinscrito_4163_a0474e43127f1d926c3ff117a49ab69e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA DINIZ OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA DINIZ" "autor_email" => "sandradinizz@hotmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }