O artigo ora em discussão apresenta proposta do projeto do Pibic - cota 2014-15, sob o titulo: A descolonização do conhecimento e a construção de uma pós-escola: currículo e diversidade - em desenvolvimento numa escola publica da cidade de Campina Grande – PB. A presente proposta visa conhecer a dinâmica de construção do currículo escolar bem como as políticas de atualização e formação de professores e sua implementação no cotidiano escolar, sobretudo, no que diz respeito às atualizações do currículo e do corpo docente, identificando as suas inserções nas temáticas que tem como foco a diversidade e o multiculturalismo. Tal proposição situa-se no âmbito dos debates que norteiam as orientações para uma educação da diversidade em oposição ao etnocentrismo, tendo como foco o debate e a construção de um currículo que se paute por novos paradigmas, entre eles as teorias pós-coloniais e os Estudos Culturais e se norteie por flexões inspiradas em marcos legais como a Constituição Federal; a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, nos Temas Transversais e as Leis 10. 639/03 e 11.648/08, mais especificamente nos artigos que se destinam a uma orientação para políticas e condutas de reconhecimento e convivência com a sociodiversidade brasileira e latino-americana. O desenvolvimento, todavia da presente discussão não produz ressonância sem antes a discussão acerca da questão dos Direitos Humanos e sua abrangência espaço-cultural em seu principio universal. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo fazer um levantamento das condições materiais e intelectuais das questões pertinentes ao desenvolvimento dos debates a cerca do tema diversidade (respeito às diferenças) e da compreensão da noção de currículo, junto ao corpo discente e docente através de diálogos e questionários, visando a proposição de novas formas de intervenção, bem como, de novos temas e abordagens na pratica cotidiana escolar.