Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NOS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: UM CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Pôster (PO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho nasceu da experiência no Pibid-CAPES, desenvolvido por iniciantes à docência da Licenciatura em Pedagogia da UFPE-CAA e tem como objeto de estudo as sequências didáticas, enquanto ferramentas que partem do estudo de gêneros textuais. Temos como questão do estudo: Como o uso de sequências didáticas pode favorecer o ensino de língua portuguesa? O objetivo geral é analisar como tem ocorrido o uso das sequências didáticas no Pibid-CAPES/UFPE-CAA, e os possíveis avanços no uso dessa ferramenta. Como objetivos específicos temos: (i) Discutir como a utilização das sequências didáticas têm ocorrido no programa Pibid; (ii) Identificar como a utilização das sequências didáticas têm favorecido os processos de alfabetização e letramento dos alunos do 3º ano do ensino fundamental e (iii) Apontar os desafios encontrados durante o programa. Nos fundamentamos em Albuquerque (2007) que mostra a necessidade de alfabetizar letrando, cultivar e exercer práticas sociais que usam a escrita. Soares (2004) que toma a alfabetização “como processo de aquisição do sistema convencional de uma escrita alfabética.” (p. 11) situando o ler e escrever no contexto das práticas sociais. Para conceituar sequência didática tomamos como base Cristovão e Machado (2006), que as considera como: “[...] um conjunto de sequências de atividades progressivas, planificadas, guiadas ou por um tema, ou por um objetivo geral, ou por uma produção de texto final.” (p. 554-555) entre outros. Nossa metodologia está pautada na pesquisa participante, Ibiapina (2008). Como instrumento de registro temos o diário de campo. Os resultados até então têm mostrado que: i) a utilização de sequências didáticas com alunos do 3º ano do ensino fundamental tem sido interessante pelos impactos provocados no nível de envolvimento dos alunos, quando confirmamos que eles vêm para as sessões de trabalho motivados a cada semana; O contexto dos alunos e a articulação com os gêneros trabalhados, explícitos nos planos de aula e na condução das atividades, materializado no nível de satisfação dos alunos e nas respostas dos mesmos as atividades realizadas, mostram o quanto ampliaram as aprendizagens; e ii) Quanto aos desafios no Programa, destacamos a diversidade de níveis de aprendizagem entre os alunos participantes, o que exigiu de nós atenção a cada um deles. Por fim, ressaltamos que desenvolver, as sequências didáticas têm nos permitido não apenas ampliar a aprendizagem em leitura e escrita, como na compreensão das questões sociais, além do desenvolvimento da emoção, uma dimensão humana fundamental na formação dos sujeitos. Desta forma, concebemos que o caminho escolhido para tratar a leitura e a escrita, através das sequências didáticas, passando pelos gêneros textuais, tem sido satisfatório, considerando os avanços apresentados na temática em foco, assim como as marcas deixadas em cada um dos sujeitos participantes.

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