O LUGAR DA INFÂNCIA NA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9027 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1594 "inscrito_id" => 4758 "titulo" => "O LUGAR DA INFÂNCIA NA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O artigo tem como objetivo discutir o lugar que a criança ocupa hoje na escola na perspectiva de infância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi abordado autores como Ariés, Rosemberg, Postman e outros que discutem a criança e a infância. O trabalho consistiu em discutir esse percurso e analisar os espaços sociais conquistados pela criança e os contornos que se delineiam socialmente, alterando a visão da infância a cada nova configuração social. É apresentado um breve estudo histórico sobre como surgiu a concepção de infância e suas conotações de acordo com o contexto social. O texto aborda a lenta conquista dos direitos da criança, as políticas públicas voltadas para o ensino infantil e a organização curricular. Com o avanço científico, os estudos realizados sobre o desenvolvimento humano, principalmente na área da psicologia e da pedagogia, têm contribuído para um novo olhar sobre a criança nas suas especificidades, o que tem contribuído para o surgimento da concepção de infância. Nessa concepção, o brincar é relacionado à criança e considerado importante para o seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Mas como a infância é historicamente construída, falar dela enquanto construção social implica abordar muitos elementos a ela associados. O problema que se coloca é o lugar que a criança ocupa na escola na contemporaneidade, considerando as novas configurações sociais em que está imersa. Após a pesquisa e as análises, a conclusão é que a economia tem imposto um novo lugar da infância, fortalecido pela escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, CRIANÇA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_19_32_06_idinscrito_4758_89205986c82c224bf3065f9234448a16.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EFIGÊNIA ALVES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA ALVES" "autor_email" => "efigeniaalvessim@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9027 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1594 "inscrito_id" => 4758 "titulo" => "O LUGAR DA INFÂNCIA NA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O artigo tem como objetivo discutir o lugar que a criança ocupa hoje na escola na perspectiva de infância. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi abordado autores como Ariés, Rosemberg, Postman e outros que discutem a criança e a infância. O trabalho consistiu em discutir esse percurso e analisar os espaços sociais conquistados pela criança e os contornos que se delineiam socialmente, alterando a visão da infância a cada nova configuração social. É apresentado um breve estudo histórico sobre como surgiu a concepção de infância e suas conotações de acordo com o contexto social. O texto aborda a lenta conquista dos direitos da criança, as políticas públicas voltadas para o ensino infantil e a organização curricular. Com o avanço científico, os estudos realizados sobre o desenvolvimento humano, principalmente na área da psicologia e da pedagogia, têm contribuído para um novo olhar sobre a criança nas suas especificidades, o que tem contribuído para o surgimento da concepção de infância. Nessa concepção, o brincar é relacionado à criança e considerado importante para o seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Mas como a infância é historicamente construída, falar dela enquanto construção social implica abordar muitos elementos a ela associados. O problema que se coloca é o lugar que a criança ocupa na escola na contemporaneidade, considerando as novas configurações sociais em que está imersa. Após a pesquisa e as análises, a conclusão é que a economia tem imposto um novo lugar da infância, fortalecido pela escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, CRIANÇA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_19_32_06_idinscrito_4758_89205986c82c224bf3065f9234448a16.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EFIGÊNIA ALVES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA ALVES" "autor_email" => "efigeniaalvessim@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }