WILSON CAVALCANTE COSTA JUNIOR - (PPGEL-UFPI)
PRA. DRA. MARGARETH TORRES DE ALENCAR COSTA – (UESPI – UFPI)
PR. DR. DIÓGENES BUENOS AIRES (UESPI - UFPI)
RESUMO: O PRESENTE ARTIGO, TEM POR OBJETIVO FAZER UMA APROXIMAÇÃO AOS CONCEITOS DE: LETRAMENTO LITERÁRIO, LETRAMENTO DIGITAL E CULTURA DIGITAL PROPONDO UMA REFLEXÃO SOBRE A COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS TEM AJUDADO NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E PROPAGAÇÃO DO MESMO. ASSIM PARTO DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO AS TICS CONTRIBUEM PARA TORNAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM VIÁVEL NAS ESCOLAS? PARA TANTO LANÇAMOS MÃO DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PRODUZIDAS POR: CARVALHO (2019), COSSON (2014), EVANGELISTA, BRANDÃO E MACHADO (1999) LEVY (1999), VERARDI E ANDREOLLA (2019) E SOARES (2004). OS RESULTADOS OBTIDOS COM ESTA PESQUISA APONTAM QUE AS TICS AJUDAM A MELHORAR O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS ESCOLAS A PARTIR DO APOIO QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO POSSAM DAR AOS PROFESSORES DE TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO.