AS RELAÇÕES DE REFERENCIAÇÃO ESTABELECIDAS NOS TEXTOS ATRAVÉS DE DESCRIÇÕES NOMINAIS COM FUNÇÃO DE CATEGORIZAR OU RECATEGORIZAR OS REFERENTES EM UM ENUNCIADO PODEM COMPORTAR INFORMAÇÕES JÁ COMPARTILHADAS POR PRODUTOR E LEITOR, BEM COMO EXPLICITAR CRENÇAS, OPINIÕES E JUÍZOS DE VALOR DO PRODUTOR E, POSSIVELMENTE, INFLUENCIAR A VISÃO DO RECEPTOR SOBRE O ITEM REFERENCIADO. ESTE ESTUDO, DE CARÁTER DESCRITIVO, QUALITATIVO E QUANTITATIVO, TEM POR OBJETIVO VERIFICAR COMO A SELEÇÃO DOS TERMOS SELECIONADOS PARA ESTABELECER A REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS MOTIVADORES, QUE COMPÕEM PROPOSTA DE REDAÇÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, PODE INFLUENCIAR SOBRE AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, FORAM COLETADOS, ANALISADOS E QUANTIFICADOS DADOS EM DUAS TURMAS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA. AO FINAL DO ESTUDO, FOI CONSTATADO QUE OS ALUNOS PRODUZEM OS SEUS TEXTOS, MAJORITARIAMENTE, EM CONCORDÂNCIA COM AS OPINIÕES, CRENÇAS E JUÍZOS DE VALOR PRESENTES NAS REFERENCIAÇÕES FEITAS PELO PROFESSOR NO TEXTO MOTIVADOR E RARAMENTE ESCREVEM TEXTOS COM ARGUMENTOS QUE VÃO DE ENCONTRO AO QUE É EXPOSTO NO TEXTO MOTIVADOR. O APORTE TEÓRICO ADOTA COMO BASE A TEORIA DE LINGUISTAS COMO INGEDORE KOCH (2010) E HALLIDAY E HASAN (1976).