Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO PROFESSORADO INDÍGENA POTIGUARA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO ESCOLAR, INDÍGENAS, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8309
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1967
    "inscrito_id" => 4709
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO PROFESSORADO INDÍGENA POTIGUARA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa a percepção sobre a avaliação escolar de professores indígenas da etnia potiguara, atuantes na educação básica, na região geo-admistrativa de Mamanguape, que estavam em formação no PROLIND/UFCG. Consideramos para interpretação, os modelos propostos por Quinquer (2003) sobre a avaliação: psicométrico, sistêmico e comunicativo. Participaram da pesquisa 42 sujeitos que frequentavam um curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFCG. Lançamos mão da Técnica de Livre Associação de Palavras, do Questionário e de uma entrevista coletiva. Os dados forama analisados pela estatística descritiva, pela análise de conteúdo e de campos semânticos. Os resultados evidenciam três perspectivas de avaliação escolar como: a) verificação dos resultados da aprendizagem; b) acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno e c) intervenção no processo de ensino-aprendizagem. Os professores incorporam a forma de avaliar do branco com as suas desvantagens (avaliar como resultado: abordagem somativa) e também as evoluções, pelo menos discursivamente, na proposição de uma abordagem mais interventiva pedagogicamente de avaliação escolar. Esses resultados devem ser cotejados com pesquisas em loco para verificar como estão se procedendo as práticas pedagógicas.Palavras-chave: Avaliação escolar. Indígenas. Professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL."
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, INDÍGENAS, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_19_18_25_idinscrito_4709_ca3af14b2c2eba35bd2ee50c682fc65f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ AUGUSTO DINIZ LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ AUGUSTO"
    "autor_email" => "andreaugustoufcg@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8309
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1967
    "inscrito_id" => 4709
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO PROFESSORADO INDÍGENA POTIGUARA"
    "resumo" => "Este trabalho analisa a percepção sobre a avaliação escolar de professores indígenas da etnia potiguara, atuantes na educação básica, na região geo-admistrativa de Mamanguape, que estavam em formação no PROLIND/UFCG. Consideramos para interpretação, os modelos propostos por Quinquer (2003) sobre a avaliação: psicométrico, sistêmico e comunicativo. Participaram da pesquisa 42 sujeitos que frequentavam um curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFCG. Lançamos mão da Técnica de Livre Associação de Palavras, do Questionário e de uma entrevista coletiva. Os dados forama analisados pela estatística descritiva, pela análise de conteúdo e de campos semânticos. Os resultados evidenciam três perspectivas de avaliação escolar como: a) verificação dos resultados da aprendizagem; b) acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno e c) intervenção no processo de ensino-aprendizagem. Os professores incorporam a forma de avaliar do branco com as suas desvantagens (avaliar como resultado: abordagem somativa) e também as evoluções, pelo menos discursivamente, na proposição de uma abordagem mais interventiva pedagogicamente de avaliação escolar. Esses resultados devem ser cotejados com pesquisas em loco para verificar como estão se procedendo as práticas pedagógicas.Palavras-chave: Avaliação escolar. Indígenas. Professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL."
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR, INDÍGENAS, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_19_18_25_idinscrito_4709_ca3af14b2c2eba35bd2ee50c682fc65f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ AUGUSTO DINIZ LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ AUGUSTO"
    "autor_email" => "andreaugustoufcg@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho analisa a percepção sobre a avaliação escolar de professores indígenas da etnia potiguara, atuantes na educação básica, na região geo-admistrativa de Mamanguape, que estavam em formação no PROLIND/UFCG. Consideramos para interpretação, os modelos propostos por Quinquer (2003) sobre a avaliação: psicométrico, sistêmico e comunicativo. Participaram da pesquisa 42 sujeitos que frequentavam um curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFCG. Lançamos mão da Técnica de Livre Associação de Palavras, do Questionário e de uma entrevista coletiva. Os dados forama analisados pela estatística descritiva, pela análise de conteúdo e de campos semânticos. Os resultados evidenciam três perspectivas de avaliação escolar como: a) verificação dos resultados da aprendizagem; b) acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno e c) intervenção no processo de ensino-aprendizagem. Os professores incorporam a forma de avaliar do branco com as suas desvantagens (avaliar como resultado: abordagem somativa) e também as evoluções, pelo menos discursivamente, na proposição de uma abordagem mais interventiva pedagogicamente de avaliação escolar. Esses resultados devem ser cotejados com pesquisas em loco para verificar como estão se procedendo as práticas pedagógicas.Palavras-chave: Avaliação escolar. Indígenas. Professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.