Objetivamos, neste artigo, oriundo das atividades proporcionadas pelo Projeto de Extensão “Lendo blogs políticos nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio” (PROBEX/UFCG/2014), discorrer acerca da influência que o blog pedagógico intitulado “Leituras da mídia política: você faz?” acarretou para a formação de leitores críticos e reflexivos através do trabalho com a leitura da mídia política nas Eleições 2014 para Presidente e Governo do Estado da Paraíba. Nesse sentido, nos apoiamos nas contribuições teóricas de Bakhtin/Volochínov (2009), Araújo (2007), Almeida (2013), entre outros. Vislumbramos abordar o blog pedagógico como sendo um aparato que auxilia/inclui o aluno a compreender discursivo-dialogicamente os liames que envolvem a esfera do jornalismo político contemporâneo. O projeto foi desenvolvido numa turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Campina Grande/ PB entre os meses de setembro a outubro de 2014. Para tanto, foram postadas matérias extraídas das editorias políticas de blogs jornalísticos e de outros veículos midiáticos. Em seguida, os alunos participantes produziram comentários escritos relacionados às leituras. Através dessa pesquisa pudemos constatar o quão importante é a inserção das novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a concepção de ensino pautada apenas na reprodução de conteúdos se desmitifica e o aluno passa a ser um co-construtor do conhecimento, se impondo enquanto um ser crítico e reflexivo na esfera social, como foi verificado nos comentários escritos pelos alunos e postados no blog.