Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

BLOG PEDAGÓGICO E ENSINO DE LÍNGUA: FORMANDO/INCLUINDO LEITORES CRÍTICOS DO JORNALISMO POLÍTICO

Palavra-chaves: BLOG PEDAGÓGICO, LEITURA CRÍTICA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8563
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 2672
    "titulo" => "BLOG PEDAGÓGICO E ENSINO DE LÍNGUA: FORMANDO/INCLUINDO LEITORES CRÍTICOS DO JORNALISMO POLÍTICO"
    "resumo" => "Objetivamos, neste artigo, oriundo das atividades proporcionadas pelo Projeto de Extensão “Lendo blogs políticos nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio” (PROBEX/UFCG/2014), discorrer acerca da influência que o blog pedagógico intitulado “Leituras da mídia política: você faz?” acarretou para a formação de leitores críticos e reflexivos através do trabalho com a leitura da mídia política nas Eleições 2014 para Presidente e Governo do Estado da Paraíba. Nesse sentido, nos apoiamos nas contribuições teóricas de Bakhtin/Volochínov (2009), Araújo (2007), Almeida (2013), entre outros. Vislumbramos abordar o blog pedagógico como sendo um aparato que auxilia/inclui o aluno a compreender discursivo-dialogicamente os liames que envolvem a esfera do jornalismo político contemporâneo. O projeto foi desenvolvido numa turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Campina Grande/ PB entre os meses de setembro a outubro de 2014. Para tanto, foram postadas matérias extraídas das editorias políticas de blogs jornalísticos e de outros veículos midiáticos. Em seguida, os alunos participantes produziram comentários escritos relacionados às leituras. Através dessa pesquisa pudemos constatar o quão importante é a inserção das novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a concepção de ensino pautada apenas na reprodução de conteúdos se desmitifica e o aluno passa a ser um co-construtor do conhecimento, se impondo enquanto um ser crítico e reflexivo na esfera social, como foi verificado nos comentários escritos pelos alunos e postados no blog."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "BLOG PEDAGÓGICO, LEITURA CRÍTICA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_16_00_idinscrito_2672_79905466cf4e00062636ebd92ce3be78.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA BARBOSA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "DIANA FREITAS"
    "autor_email" => "dianabarbosa146@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8563
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 2672
    "titulo" => "BLOG PEDAGÓGICO E ENSINO DE LÍNGUA: FORMANDO/INCLUINDO LEITORES CRÍTICOS DO JORNALISMO POLÍTICO"
    "resumo" => "Objetivamos, neste artigo, oriundo das atividades proporcionadas pelo Projeto de Extensão “Lendo blogs políticos nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio” (PROBEX/UFCG/2014), discorrer acerca da influência que o blog pedagógico intitulado “Leituras da mídia política: você faz?” acarretou para a formação de leitores críticos e reflexivos através do trabalho com a leitura da mídia política nas Eleições 2014 para Presidente e Governo do Estado da Paraíba. Nesse sentido, nos apoiamos nas contribuições teóricas de Bakhtin/Volochínov (2009), Araújo (2007), Almeida (2013), entre outros. Vislumbramos abordar o blog pedagógico como sendo um aparato que auxilia/inclui o aluno a compreender discursivo-dialogicamente os liames que envolvem a esfera do jornalismo político contemporâneo. O projeto foi desenvolvido numa turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Campina Grande/ PB entre os meses de setembro a outubro de 2014. Para tanto, foram postadas matérias extraídas das editorias políticas de blogs jornalísticos e de outros veículos midiáticos. Em seguida, os alunos participantes produziram comentários escritos relacionados às leituras. Através dessa pesquisa pudemos constatar o quão importante é a inserção das novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a concepção de ensino pautada apenas na reprodução de conteúdos se desmitifica e o aluno passa a ser um co-construtor do conhecimento, se impondo enquanto um ser crítico e reflexivo na esfera social, como foi verificado nos comentários escritos pelos alunos e postados no blog."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "BLOG PEDAGÓGICO, LEITURA CRÍTICA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_16_00_idinscrito_2672_79905466cf4e00062636ebd92ce3be78.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA BARBOSA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "DIANA FREITAS"
    "autor_email" => "dianabarbosa146@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Objetivamos, neste artigo, oriundo das atividades proporcionadas pelo Projeto de Extensão “Lendo blogs políticos nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio” (PROBEX/UFCG/2014), discorrer acerca da influência que o blog pedagógico intitulado “Leituras da mídia política: você faz?” acarretou para a formação de leitores críticos e reflexivos através do trabalho com a leitura da mídia política nas Eleições 2014 para Presidente e Governo do Estado da Paraíba. Nesse sentido, nos apoiamos nas contribuições teóricas de Bakhtin/Volochínov (2009), Araújo (2007), Almeida (2013), entre outros. Vislumbramos abordar o blog pedagógico como sendo um aparato que auxilia/inclui o aluno a compreender discursivo-dialogicamente os liames que envolvem a esfera do jornalismo político contemporâneo. O projeto foi desenvolvido numa turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Campina Grande/ PB entre os meses de setembro a outubro de 2014. Para tanto, foram postadas matérias extraídas das editorias políticas de blogs jornalísticos e de outros veículos midiáticos. Em seguida, os alunos participantes produziram comentários escritos relacionados às leituras. Através dessa pesquisa pudemos constatar o quão importante é a inserção das novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a concepção de ensino pautada apenas na reprodução de conteúdos se desmitifica e o aluno passa a ser um co-construtor do conhecimento, se impondo enquanto um ser crítico e reflexivo na esfera social, como foi verificado nos comentários escritos pelos alunos e postados no blog.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.