RESUMOMaria Jovelina Rocha XavierMaria de Lourdes da Silva LeandroO professor de Língua Portuguesa que trabalha com a Educação de Jovens e Adultos deve refletir cuidadosamente acerca da sua prática cotidiana em sala de aula, principalmente em relação ao ensino da produção escrita. Faz-se necessário conhecer o aluno, o meio social e suas práticas diárias de escrita para o desenvolvimento de um trabalho de escrita voltado para as práticas sociais. O presente artigo tem como objetivo identificar a escrita do aluno da EJA nos seus afazeres do cotidiano e em suas atividades profissionais e refletir sobre a função social dessa escrita dando ênfase a relação linguagem e trabalho, bem como analisar as expectativas dos alunos em relação ao ensino da linguagem para as suas práticas diárias. Essa pesquisa constitui uma parte de um trabalho desenvolvido para a dissertação do Mestrado Profissional em Formação de Professores – MFP. Investiga a escrita do cotidiano dos alunos da terceira etapa do terceiro segmento da EJA. A pesquisa é de base qualitativa, situa-se nos estudos da Linguística textual e sóciointeracionista. Nossas reflexões são fundamentadas nos estudos de (TRAVAGLIA, 2008), (GERALDI, 1997), (OLIVEIRA E PAIVA, 2014), (PCNEM, 2000) entre outros. Os dados analisados correspondem a uma parte do corpus trabalhado com a turma: um depoimento, um modelo de escrita, uma entrevista e um quadro constitutivo dos alunos da turma. Através da realização dessa análise, retrataremos, especificamente, dados de um aluno da turma, especificamente, um profissional, construtor autônomo, que demonstrou maior progressão no aspecto oral e escrito da linguagem. Analisaremos a relação dessa escrita com sua atividade profissional.Palavras-chave: Aluno da EJA, Escrita, Atividade profissional.