O CINEMA TEM SIDO UTILIZADO COMO SUBSÍDIO NA EDUCAÇÃO NAS MAIS DIFERENTES ESFERAS EDUCACIONAIS. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MUITOS ELEMENTOS DAS NARRATIVAS DE CINEMA PODEM SER FAVORÁVEIS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER. SÃO DIVERSAS AS POSSIBILIDADES QUANDO UTILIZAMOS CINEMA COMO AUXÍLIO DIDÁTICO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR OS DOIS PRIMEIROS FILMES DE TOY STORY (1995, 1999, JOHN LASSETER) E VERIFICAR DE QUE FORMA PODEM SER TRABALHADOS ELEMENTOS DE AMIZADE E COMPANHEIRISMO NA SALA DE AULA. A PESQUISA É DE CARÁTER EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUE UTILIZA A TÉCNICA DE ANÁLISE FÍLMICA. COMO PRINCIPAL RESULTADO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O CINEMA, MESMO DE CUNHO COMERCIAL, PODE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.