O ANTROPOCENTRISMO E A FORTE RELAÇÃO COM OS IMPACTOS NATURAIS REVERBERA EM MUITAS CONDIÇÕES ASSOCIADAS A SAÚDE HUMANA. TAIS INTERAÇÕES REFLETEM A NOSSA CONDIÇÃO SANITÁRIA ATUAL. DESSE MODO, ESSE TRABALHO FRISA A IMPORTÂNCIA DO SABER CIENTÍFICO EM IDEIAS POUCO COMPREENDIDAS, COMO SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SUAS DIFERENTES VERTENTES. O PROJETO SAÚDE AMBIENTAL NA ESCOLA BUSCA INFORMAR DE FORMA DIDÁTICA, CONHECIMENTOS SOBRE O INDIVÍDUO E O MEIO DO QUAL ESTÁ INSERIDO, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO OS SERVIDORES E ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ROMA, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB, BAIRRO DO ALTIPLANO CABO BRANCO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO BASE A ABORDAGEM METODOLÓGICA DA PESQUISA QUALITATIVA E FOI ESTRUTURADO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS QUE DELIMITAM A DEMANDA DO PÚBLICO ESCOLAR, DAS QUAIS FORAM SUPRIDAS POR MEIO DE AÇÕES E ESTRATÉGIAS ADEQUADAS, COMO OFICINAS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, ETC. CONSIDERANDO SEMPRE A TRANSVERSALIDADE DOS CONTEÚDOS E INTERDISCIPLINARIDADE, COMO DEFINE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S) DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). FOI NOTÁVEL O RESPALDO POSITIVO EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO CULTURAL E AMBIENTAL DOS PARCEIROS NA ESCOLA ESTADUAL PADRE ROMA. COMO TAMBÉM, SE TORNOU EXPRESSIVO O COMPARTILHAMENTO DE SABERES DOS SUJEITOS PARA COM OS SEUS CICLOS SOCIAIS, SEJA POR INTERMÉDIO DE PRODUÇÕES DIDÁTICAS OU DISCUSSÕES INFORMAIS. PROJETOS COMO ESTE BUSCAM ESTRUTURAR UMA NOVA PERSPECTIVA PARA COM A EDUCAÇÃO, SIGNIFICANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS INDIVIDUAIS E LEVANDO CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS PARA UM PÚBLICO NORMALMENTE NEGLIGENCIADO PELAS POLITICAS SÓCIAS, PENSANDO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS ALFABETIZADOS CIENTIFICAMENTE E SENCIENTES EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE VIVEM.