A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO PANDÊMICO. APRESENTA UMA ABORDAGEM DE PREDOMINÂNCIA QUALITATIVA E O ESTUDO DE CASO COMO METODOLOGIA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM TREZE ALUNOS DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DO 9º ANO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE. A TÉCNICA UTILIZADA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI O QUESTIONÁRIO, VIA GOOGLE FORMS, CONSIDERANDO A NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL EM CONSEQUÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA UTILIZOU-SE AUTORES COMO CORDEIRO (2021), COSTA (2020), MORAN (2017), FREIRE (2003), ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A ANÁLISE DOS RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS DO ESTUDO. OS ACHADOS MOSTRAM QUE, APESAR DOS DESAFIOS PROFESSORES E ALUNOS ENCONTRAM POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM E QUE NAS AULAS DE CIÊNCIAS, OS ALUNOS AFIRMARAM QUE GOSTAM DAS AULAS E CONSTROEM O CONHECIMENTO QUANDO SÃO UTILIZADAS FERRAMENTAS PARA TORNAR AS AULAS MAIS PARTICIPATIVAS, INTERATIVAS E DINÂMICAS NO ENSINO REMOTO, OU SEJA, USAR O GOOGLE MEET, O GOOGLE FORMS, CANVA, PRODUZIR PEQUENOS VÍDEOS, ENTRE OUTAS FERRAMENTAS, PODEM CONTRIBUIR PARA INTERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS.