A ARTE, COMO INSTRUMENTO DO PSIC?LOGO ESCOLAR, PERMITE INTERVEN??ES QUE VISAM ? APRENDIZAGEM DIFERENCIADA E AO DESENVOLVIMENTO DAS INTER RELA??ES SOCIAIS, PROMOVENDO A INCLUS?O EFETIVA DAS PESSOAS COM DEFICI?NCIA (PCD). O OBJETIVO GERAL DO PRESENTE TRABALHO ? CONTEXTUALIZAR A ARTE-EDUCA??O NO AMBIENTE ESCOLAR, E REFLETIR SOBRE COMO O PSIC?LOGO, JUNTO ? UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, PODE INTEGRAR ESSES RECURSOS NA SUA ATUA??O PARA FAVORECER A EDUCA??O INCLUSIVA. O ESTUDO REFERE-SE A UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGR?FICO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A PROXIMIDADE SOCIAL E A INTERA??O ENTRE INDIV?DUOS S?O FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO. ESTUDOS CONFIRMAM QUE A ARTE FAVORECE A COLETIVIDADE E INCLUS?O DOS ALUNOS, AUMENTA A AUTOESTIMA, A SENSIBILIDADE, A EMPATIA E CONSEQUENTEMENTE DIMINUI A CHANCE DE BULLYING E SEGREGA??O. O PSIC?LOGO ESCOLAR, VALENDO-SE DESTE CONHECIMENTO, PODE PROMOVER A??ES QUE PERMITAM O ENRIQUECIMENTO DAS DID?TICAS DOS PROFESSORES, PROPONDO A??ES MULTIDISCIPLINARES QUE LIGAM A ARTE ?S MAT?RIAS DO PCN, POSSIBILITANDO A PARTICIPA??O ATIVA DAS PCD, ENTENDIDAS COMO SERES CAPAZES E VALIOSOS, DESMONTANDO COMPORTAMENTOS INDIVIDUALISTAS E SEGREGACIONISTAS.