O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS TEM EVIDENTE IMPORTÂNCIA DESDE OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. PORÉM, AS AULAS PRECISAM SER CONDUZIDAS DE MANEIRA A FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NESTE SENTIDO, AS ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO CONSTITUEM UMA METODOLOGIA ADEQUADA EM DIVERSOS ASPECTOS QUE FORAM PESQUISADOS POR DIFERENTES AUTORES. PORÉM, NÃO HÁ REFERÊNCIAS A RESPEITO DO MELHOR MOMENTO PARA A APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DENTRO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. POR MEIO DESTA PESQUISA, PRETENDEMOS VERIFICAR SE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RELACIONADA AO CONTEÚDO SISTEMA ESQUELÉTICO SERIA MAIS SIGNIFICATIVA COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ANTERIORMENTE OU POSTERIORMENTE À AULA TEÓRICA. A APRENDIZAGEM FOI AVALIADA DE MANEIRA IMEDIATA POR MEIO DE AVALIAÇÕES ESCRITAS E A MEDIATA POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS. CONCLUÍMOS QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS FAVORECEM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO SISTEMA ESQUELÉTICO EM CIÊNCIAS EM MÉDIO PRAZO, TANTO QUANDO APLICADAS ANTERIORMENTE QUANTO POSTERIORMENTE À AULA TEÓRICA. PORÉM MAIS ESTUDOS SÃO NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO, UTILIZANDO OUTRAS TURMAS E OUTRAS VARIÁVEIS.