ESTE ARTIGO É PARTE DO CAPÍTULO DE ANÁLISE DA MONOGRAFIA INTITULADA: ATUAÇÃO DO/A PROFESSOR/A NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTUDO ESTE REALIZADO COM EDUCADORAS QUE ATUAM EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA/PB, MAIS PRECISAMENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS QUE TAMBÉM ATENDEM A EDUCAÇÃO INFANTIL, COM O INTUITO DE DISCUTIR SOBRE QUESTÕES PERTINENTES AO MEIO EDUCACIONAL. NESSE SENTIDO BUSCANDO MAIORES COMPREENSÕES SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES/AS PARA A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SALAS MULTISSERIADAS BEM COMO ANALISAR A ATUAÇÃO DE PROFESSORES/AS FRENTE ÀS BARREIRAS ENCONTRADAS NESSAS TURMAS E IDENTIFICAR OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E DISCUTIR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES/AS. O ESTUDO CONTA COM APORTE TEÓRICO DE AUTORES COMO CAVALCANTE (2010); OLIVEIRA; MORAIS (2015); SILVA; SILVA (2013); DENTRE OUTROS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CAMPO COM COLETA DE DADOS E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM PARTICIPAÇÃO DE QUATRO PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA. A ANÁLISE DOS DADOS NOS APONTA PARA MUITOS DESAFIOS DESDE ESTRUTURA FÍSICA, MATERIAIS PEDAGÓGICOS E FALTA DE APOIO EM SALA DE AULA PARA DAR CONTA DE UMA TURMA MULTISSERIADA COM EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSA. DIANTE DO QUE FOI COLETADO, FICA EXPLICITO QUE É PRECISO UMA MAIOR ATENÇÃO À EDUCAÇÃO NO CAMPO, AMPLIANDO RECURSOS E DANDO POSSIBILIDADES PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM DESENVOLVER SEU TRABALHO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.