A ALFABETIZA??O CIENT?FICA SE FAZ NECESS?RIA NO CONTEXTO DAS FORMA??ES CONTINUADAS PARA QUE O ENSINO DE CI?NCIAS SEJA REALIZADO DE FORMA SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA REALIZADA COM OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNIC?PIO DE FEIRA NOVA-PE, EM RELA??O AS FORMA??ES CONTINUADAS OFERTADAS PELO MUNIC?PIO, PELO QUAL CONTRIBUIR? COM O APROFUNDAMENTO DA DISCUSS?O ACERCA DA FORMA??O CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ACERCA DA CONCEP??O E PR?TICA DA ALFABETIZA??O CIENT?FICA PRESENTES NAS ESCOLAS P?BLICAS DE FEIRA NOVA-PE. COMPREENDE-SE QUE OS RESULTADOS DAS DISCUSS?ES FAVORECERAM A PR?TICA PEDAG?GICA DOS PROFESSORES, ESTIMULANDO O RACIOC?NIO CR?TICO A RESPEITO DO PROCESSO DE PRODU??O DO CONHECIMENTO, O PENSAR CIENT?FICO, OS ADVENTOS TECNOL?GICOS E SEUS EFEITOS PARA SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE E, CONSEQUENTEMENTE, A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS DO REFERIDO MUNIC?PIO.