O ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE REALIZADA DE UM DOS EPISÓDIOS DA SÉRIE “MUNDO MISTÉRIO" COMO UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. O OBJETIVO É INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE USAR O EPISÓDIO “DO LOBO AO CÃO” COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PARTIR DA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O CONTEÚDO ABORDADO NO EPISÓDIO PODE SER UTILIZADO PARA FOMENTAR DISCUSSÕES RELACIONADAS À ÁREA TEMÁTICA “VIDA E EVOLUÇÃO”, PRESENTE NA BASE NACIONAL, ALÉM DISSO POR SER UM EPISÓDIO CURTO, QUE APRESENTA 26 MINUTOS, O PROFESSOR PODE REPRODUZIR AOS SEUS ALUNOS O EPISÓDIO COMPLETO. COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA O EPISÓDIO CONTEXTUALIZA A TEMÁTICA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE O CÃO E O HOMEM E AS IMPLICAÇÕES DESSA RELAÇÃO NA EVOLUÇÃO DE AMBAS AS ESPÉCIES, ALÉM DE DISCORRER A TEMÁTICA NESSA PERSPECTIVA CITA OS CONCEITOS DE ADAPTAÇÃO, MUTAÇÃO E MUTUALISMO. CONSIDERAMOS QUE O EPISÓDIO “DO LOBO AO CÃO” PODE SER UTILIZADO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS ESPECIFICAMENTE PARA O 9° ANO DO EFII, ENTRETANTO POR SER UMA SÉRIE PRODUZIDA POR UMA PLATAFORMA DE STREAMING PRIVADA, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR OU A ESCOLA TENHAM ACESSO À NETFLIX. ANÁLISES FUTURAS RELACIONADAS AOS POSSÍVEIS EQUÍVOCOS DO EPISÓDIO FAZEM-SE NECESSÁRIAS PARA UMA UTILIZAÇÃO MAIS SEGURA EM SALA DE AULA.