ESTE ESTUDO EXPLORA OS ASPECTOS DAS TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO. PROCURA-SE ENTENDER COMO O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO DA POSIÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DA MUDANÇA DE MÉTODO DE ENSINO CAUSADO PELA PANDEMIA MUNDIAL DO COVID-19 NO INÍCIO DE 2020. ESTA PESQUISA CLASSIFICA-SE COMO ESTUDO DE CASO DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, DE AMOSTRAGEM NÃO-PROBABILÍSTICA E POR CONVENIÊNCIA. APRESENTA-SE A PERCEPÇÃO DE 247 RESPONDENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS SOBRE OS ESTADOS PSICOLÓGICOS CRÍTICOS E AS DIMENSÕES DO TRABALHO EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO. OS RESULTADOS, QUE COMPARAM AS PERCEPÇÕES DAS DUAS AMOSTRAS, APONTAM PARA ALGUNS ELEMENTOS MAIS PREOCUPANTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E SOBRE CARREIRAS. DENTRE AS LIMITAÇÕES MAIS MARCANTES DESTE TRABALHO PODE-SE CITAR O NÚMERO PEQUENO DE RESPONDENTES DE ESCOLAS PARTICULARES, O QUE LEVA A SUGERIR QUE NOS PRÓXIMOS ESTUDOS ESTA AMOSTRA SEJA AUMENTADA PROPORCIONALMENTE À DOS RESPONDENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS.