O LEITOR EM FOCO NA LEITURA DE OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MÉTODO RECEPCIONAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80064 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 2030 "titulo" => "O LEITOR EM FOCO NA LEITURA DE OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MÉTODO RECEPCIONAL" "resumo" => "A LITERATURA É UM DIREITO QUE DEVE SER ASSEGURADO AO SER HUMANO (CANDIDO, 2011), E A ESCOLA, COMO INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA PROMOÇÃO DO ACESSO À LEITURA, PODE PROVER CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AO ALCANCE DO TEXTO LITERÁRIO POR PARTE DE CRIANÇAS E JOVENS LEITORES. PARA TANTO, HÁ NECESSIDADE DE ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE ATENDAM A ESSA FORMAÇÃO BEM COMO DE TEXTOS QUE DISCUTAM PROBLEMÁTICAS VIVENCIADAS POR GRUPOS HISTORICAMENTE MARGINALIZADOS. É A PARTIR DA NECESSIDADE DE SE DEBATEREM TEMAS CONFLITUOSOS EM SALA DE AULA, COMO OS RELACIONADOS AOS DIVERSOS PAPÉIS SOCIAIS DA MULHER, QUE ESTE TRABALHO PROPÕE UMA PRÁTICA DE LEITURA COM O CONTO “OLHOS D’ÁGUA”, DA ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO, COM BASE NO MÉTODO RECEPCIONAL, ELABORADO POR BORDINI E AGUIAR (1993), ANCORADO NA TEORIA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO (JAUSS, 1994). POR MEIO DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA-INTERPRETATIVA, ESPERA-SE, MEDIANTE A DIMENSÃO ESTÉTICA DO CONTO, DESTACAR O PAPEL DO LEITOR NA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA, FAVORÁVEL A UMA FORMAÇÃO HUMANA EMANCIPADORA (FREIRE, 2011), ALÉM DE LHE PERMITIR CONSTRUIR POSICIONAMENTOS E REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE E DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER, DE MODO QUE CONSIGA COMPREENDER AS LUTAS ENFRENTADAS PELAS MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA, VÍTIMAS DE CONTEXTOS MISÓGINOS E MACHISTAS, QUE AINDA SE APRESENTAM EM NOSSA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LEITURA LITERÁRIA, MÉTODO RECEPCIONAL, FORMAÇÃO DE LEITORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2030_29072021160232.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN LUCAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RIAN LUCAS DA SILVA" "autor_email" => "rian.pd2013@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80064 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 783 "inscrito_id" => 2030 "titulo" => "O LEITOR EM FOCO NA LEITURA DE OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MÉTODO RECEPCIONAL" "resumo" => "A LITERATURA É UM DIREITO QUE DEVE SER ASSEGURADO AO SER HUMANO (CANDIDO, 2011), E A ESCOLA, COMO INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA PROMOÇÃO DO ACESSO À LEITURA, PODE PROVER CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AO ALCANCE DO TEXTO LITERÁRIO POR PARTE DE CRIANÇAS E JOVENS LEITORES. PARA TANTO, HÁ NECESSIDADE DE ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE ATENDAM A ESSA FORMAÇÃO BEM COMO DE TEXTOS QUE DISCUTAM PROBLEMÁTICAS VIVENCIADAS POR GRUPOS HISTORICAMENTE MARGINALIZADOS. É A PARTIR DA NECESSIDADE DE SE DEBATEREM TEMAS CONFLITUOSOS EM SALA DE AULA, COMO OS RELACIONADOS AOS DIVERSOS PAPÉIS SOCIAIS DA MULHER, QUE ESTE TRABALHO PROPÕE UMA PRÁTICA DE LEITURA COM O CONTO “OLHOS D’ÁGUA”, DA ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO, COM BASE NO MÉTODO RECEPCIONAL, ELABORADO POR BORDINI E AGUIAR (1993), ANCORADO NA TEORIA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO (JAUSS, 1994). POR MEIO DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA-INTERPRETATIVA, ESPERA-SE, MEDIANTE A DIMENSÃO ESTÉTICA DO CONTO, DESTACAR O PAPEL DO LEITOR NA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA, FAVORÁVEL A UMA FORMAÇÃO HUMANA EMANCIPADORA (FREIRE, 2011), ALÉM DE LHE PERMITIR CONSTRUIR POSICIONAMENTOS E REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE E DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER, DE MODO QUE CONSIGA COMPREENDER AS LUTAS ENFRENTADAS PELAS MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA, VÍTIMAS DE CONTEXTOS MISÓGINOS E MACHISTAS, QUE AINDA SE APRESENTAM EM NOSSA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, LEITURA LITERÁRIA, MÉTODO RECEPCIONAL, FORMAÇÃO DE LEITORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2030_29072021160232.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN LUCAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RIAN LUCAS DA SILVA" "autor_email" => "rian.pd2013@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }