OS MÉTODOS DE AUXÍLIO DE TOMADA DE DECISÃO, APRESENTAM-SE COMO DE GRANDE IMPORTÂNCIA E VALOR PARA MELHOR ESCOLHA, ENTRE VÁRIAS OPÇÕES. ESSE TIPO DE ANALISA, PASSA A ASSUMIR FORTE PAPEL EM UM MERCADO CADA VEZ MAIS COMPETITIVO, SENDO O USO DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO FATOR DE DESTAQUE, POIS OFERECE AO GESTOR A OPORTUNIDADE DE ASSUMIR ESCOLHAS EMBASADAS. PARA ALÉM DO MERCADO, OS MÉTODOS DECISÓRIOS PODEM SER DE GRANDE AUXÍLIO NO CAMPO EDUCACIONAL, TENDO AMPLA VISÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMÁTICAS. DESSA MANEIRA, O PRESENTE ARTIGO DEMOSTRA A APLICAÇÃO DO MÉTODO DE APOIO A DECISÃO PROMETHEE NO ESTUDO E ANÁLISE DA ESCOLHA DAS ESCOLAS ESTADUAIS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, PARTICIPANTES DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO NO ANO DE 2017, APRESENTANDO COMO OBJETIVO GERAL A OBTENÇÃO DE UM APOIO DIFERENCIADO PARTINDO DO GOVERNO ESTADUAL PARA AS ESCOLAS MAIS NECESSITADAS DOS RECURSOS DO PROGRAMA. ONDE, FOI REALIZADA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM O DECISOR, PARA ESCOLHA DOS SEGUINTES CRITÉRIOS: ESCOLAS QUE RECEBERAM RECURSOS NA CONTA PDDE EDUCAÇÃO INTEGRAL ENTRE 2014 E 2016, ESCOLAS QUE APRESENTAM ÍNDICE DE NÍVEL SOCIOECONÔMICO BAIXO OU MUITO BAIXO SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) E ESCOLAS QUE OBTIVERAM BAIXO DESEMPENHO NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB). ALÉM, DA ATRIBUIÇÃO DOS PESOS, EM CADA CRITÉRIO DEFINIDO. EM SEGUIDA, OS DADOS FORAM ANALISADOS PELO SOFTWARE, CHEGADO A CERTAS CONCLUSÕES, COMO UM RANKING DE PRIORIDADE DAS ESCOLAS ESTADUAIS, QUE DEVEM SEREM ESCOLHIDAS PARA FAZEREM PARTE DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.