A INCLUS?O ESCOLAR ? UM PROCESSO DELICADO E COMPLEXO DE ALTA IMPORT?NCIA PARA UMA SOCIEDADE QUE PRECISA DESENVOLVER ESTRAT?GIAS DE CONVIV?NCIA QUE CONSIDEREM A MARAVILHOSA DIVERSIDADE DOS SEUS CIDAD?OS. A POL?TICA INCLUSIVA, ATUALMENTE, SUSTENTA-SE NA A??O DO INT?RPRETE DE LIBRAS, POIS A MAIOR PARTE DOS DOCENTES N?O TEM QUALIFICA??O PARA UM BOM ACOLHIMENTO DESSA CLIENTELA. A PESQUISA QUE ORIGINOU ESTE ARTIGO BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE INCLUS?O DO ALUNO SURDO NO ENSINO T?CNICO PROFISSIONALIZANTE DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAU? ? IFPI A PARTIR DA AN?LISE DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS DE SERVIDORES E DISCENTES SOBRE O TEMA. FORAM APLICADOS 45 (QUARENTA E CINCO) QUESTION?RIOS PARA IDENTIFICA??O DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS REFERENTES ? INCLUS?O DOS ALUNOS SURDOS NO CAMPUS, GERANDO 72 (SETENTA E DUAS) EVOCA??ES. A AN?LISE BASEOU-SE NA TEORIA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E UTILIZOU O DSCSOFT2.0 (TOLTECA). INCLUS?O EST? VINCULADA A IGUALDADE - FOI A EVOCA??O MAIS FORTE. OUVINTES E N?O OUVINTES EST?O EM TERRIT?RIO FR?GIL NA CONSTRU??O DE UM PROCESSO DE COMUNICA??O EFICAZ, E O INT?RPRETE DE LIBRAS ? A INTERFACE ENTRE ESTES DOIS MUNDOS, HAVENDO URGENTE NECESSIDADE DE MELHORIA DE SUAS CONDI??ES DE TRABALHO CONSIDERANDO PROGRAMAS DE PREVEN??O DE DOEN?AS OCUPACIONAIS E AMPLIA??O DO QUADRO DESTES PROFISSIONAIS. PARA OS DOCENTES, A INCLUS?O PRECISA ESTAR ATRELADA A UM ?ENSINO DIGNO? QUE CRIE OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO E AUTONOMIA DOS ALUNOS, E QUE LHES OPORTUNIZE A INSER??O NO MERCADO DE TRABALHO. ISSO DEMANDA UM S?RIO PLANEJAMENTO, CAPACITA??O ADEQUADA E INVESTIMENTOS NA MELHORIA DOS INSTRUMENTOS E AMBIENTES EDUCACIONAIS.