Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EARLY ÁLGEBRA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL NOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Palavra-chaves: EARLY ÁLGEBRA, TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO, NOOSFERA, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ÁLGEBRA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM RECORTE DOS RESULTADOS QUE FORAM FRUTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA SEGUNDA AUTORA, GESTADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, COM PARTICIPAÇÃO E ORIENTAÇÃO DOS DEMAIS AUTORES. A PESQUISA TINHA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA DIFUSÃO DOS SABERES DA ÁLGEBRA COMO UM SABER A ENSINAR NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SERRA BRANCA – PB. NO PRESENTE TEXTO, COMUNICAREMOS A ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL EM TORNO DO ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS (EARLY ÁLGEBRA) DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE DOIS DOCUMENTOS: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. A NOSSA ANÁLISE SE ASSENTA NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO QUE PERMITE ESTUDAR AS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DE DIDÁTICA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA ELE É TIPIFICADO COMO ANÁLISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA CONSONÂNCIA NOS DOIS DOCUMENTOS EM RELAÇÃO AOS OBJETOS DE SABER A ENSINAR DA EARLY ÁLGEBRA. NO ENTANTO, O DOCUMENTO DA PARAÍBA APRESENTA ALÉM DOS OBJETOS, ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DESSE OBJETO. DE MODO, GERAL A NOOSFERA COADUNA COM O DISCURSO PRESENTE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE RECONHECEM A INICIAÇÃO PRECOCE À ÁLGEBRA COMO UM PONTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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