NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM RECORTE DOS RESULTADOS QUE FORAM FRUTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA SEGUNDA AUTORA, GESTADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, COM PARTICIPAÇÃO E ORIENTAÇÃO DOS DEMAIS AUTORES. A PESQUISA TINHA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA DIFUSÃO DOS SABERES DA ÁLGEBRA COMO UM SABER A ENSINAR NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SERRA BRANCA – PB. NO PRESENTE TEXTO, COMUNICAREMOS A ANÁLISE DO DISCURSO INSTITUCIONAL EM TORNO DO ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS (EARLY ÁLGEBRA) DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE DOIS DOCUMENTOS: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. A NOSSA ANÁLISE SE ASSENTA NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO QUE PERMITE ESTUDAR AS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS ATRAVÉS DOS PROCESSOS DE TRANSPOSIÇÃO DE DIDÁTICA. O ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA ELE É TIPIFICADO COMO ANÁLISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA CONSONÂNCIA NOS DOIS DOCUMENTOS EM RELAÇÃO AOS OBJETOS DE SABER A ENSINAR DA EARLY ÁLGEBRA. NO ENTANTO, O DOCUMENTO DA PARAÍBA APRESENTA ALÉM DOS OBJETOS, ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DESSE OBJETO. DE MODO, GERAL A NOOSFERA COADUNA COM O DISCURSO PRESENTE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE RECONHECEM A INICIAÇÃO PRECOCE À ÁLGEBRA COMO UM PONTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.