Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO ALÉM DA VISÃO: UM RELATO DA CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL, DEFICIÊNCIA VISUAL, ANIMAIS PEÇONHENTOS, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81501
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2879
    "inscrito_id" => 2661
    "titulo" => "ENSINANDO ALÉM DA VISÃO: UM RELATO DA CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO ALÉM DA VISÃO (EAV), PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CEGOS DO NORDESTE (IEACN), QUE OBJETIVOU PRODUZIR MODELOS TÁTEIS E APLICAR AÇÕES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUANTO AOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, IMPACTANDO A FORMAÇÃO EXTENSIONISTA. CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DE CUMPRIR OS DIREITOS À EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, HISTORICAMENTE CONQUISTADOS, PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, BEM COMO OS BENEFÍCIOS QUE TAIS ADAPTAÇÕES PODEM TRAZER AO APRENDIZADO EM GERAL, SÃO RELEVANTES AÇÕES E PESQUISAS QUANTO ÀS ESTRATÉGIAS ADAPTADAS DE ENSINO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (EDUCAÇÃO ESPECIAL), E PRÁTICAS QUE ACOLHAM AS DIFERENÇAS FAVORECENDO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA). ASSIM, NO CENÁRIO PANDÊMICO, ESTE RELATO DEMONSTRA QUE O EAV CONSTITUIU UMA CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL, LANÇANDO DISCUSSÕES SOBRE O TEMA, POSSIBILIDADES E MECANISMOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PARA ALUNOS COM OU SEM DEFICIÊNCIA VISUAL, E PROPONDO-SE BASILAR PARA NOVAS AÇÕES E PESQUISAS NESTE SENTIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL, DEFICIÊNCIA VISUAL, ANIMAIS PEÇONHENTOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2661_05112021104338.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY HENRIQUE MEDEIROS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WESLEY DOS SANTOS"
    "autor_email" => "wesleyealoma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81501
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2879
    "inscrito_id" => 2661
    "titulo" => "ENSINANDO ALÉM DA VISÃO: UM RELATO DA CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO ALÉM DA VISÃO (EAV), PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CEGOS DO NORDESTE (IEACN), QUE OBJETIVOU PRODUZIR MODELOS TÁTEIS E APLICAR AÇÕES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUANTO AOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, IMPACTANDO A FORMAÇÃO EXTENSIONISTA. CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DE CUMPRIR OS DIREITOS À EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, HISTORICAMENTE CONQUISTADOS, PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, BEM COMO OS BENEFÍCIOS QUE TAIS ADAPTAÇÕES PODEM TRAZER AO APRENDIZADO EM GERAL, SÃO RELEVANTES AÇÕES E PESQUISAS QUANTO ÀS ESTRATÉGIAS ADAPTADAS DE ENSINO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (EDUCAÇÃO ESPECIAL), E PRÁTICAS QUE ACOLHAM AS DIFERENÇAS FAVORECENDO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA). ASSIM, NO CENÁRIO PANDÊMICO, ESTE RELATO DEMONSTRA QUE O EAV CONSTITUIU UMA CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL, LANÇANDO DISCUSSÕES SOBRE O TEMA, POSSIBILIDADES E MECANISMOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PARA ALUNOS COM OU SEM DEFICIÊNCIA VISUAL, E PROPONDO-SE BASILAR PARA NOVAS AÇÕES E PESQUISAS NESTE SENTIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL, DEFICIÊNCIA VISUAL, ANIMAIS PEÇONHENTOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2661_05112021104338.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY HENRIQUE MEDEIROS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "WESLEY DOS SANTOS"
    "autor_email" => "wesleyealoma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO ALÉM DA VISÃO (EAV), PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CEGOS DO NORDESTE (IEACN), QUE OBJETIVOU PRODUZIR MODELOS TÁTEIS E APLICAR AÇÕES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUANTO AOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, IMPACTANDO A FORMAÇÃO EXTENSIONISTA. CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DE CUMPRIR OS DIREITOS À EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, HISTORICAMENTE CONQUISTADOS, PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, BEM COMO OS BENEFÍCIOS QUE TAIS ADAPTAÇÕES PODEM TRAZER AO APRENDIZADO EM GERAL, SÃO RELEVANTES AÇÕES E PESQUISAS QUANTO ÀS ESTRATÉGIAS ADAPTADAS DE ENSINO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (EDUCAÇÃO ESPECIAL), E PRÁTICAS QUE ACOLHAM AS DIFERENÇAS FAVORECENDO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA). ASSIM, NO CENÁRIO PANDÊMICO, ESTE RELATO DEMONSTRA QUE O EAV CONSTITUIU UMA CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL, LANÇANDO DISCUSSÕES SOBRE O TEMA, POSSIBILIDADES E MECANISMOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PARA ALUNOS COM OU SEM DEFICIÊNCIA VISUAL, E PROPONDO-SE BASILAR PARA NOVAS AÇÕES E PESQUISAS NESTE SENTIDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.