ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO ALÉM DA VISÃO (EAV), PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CEGOS DO NORDESTE (IEACN), QUE OBJETIVOU PRODUZIR MODELOS TÁTEIS E APLICAR AÇÕES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUANTO AOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, IMPACTANDO A FORMAÇÃO EXTENSIONISTA. CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DE CUMPRIR OS DIREITOS À EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, HISTORICAMENTE CONQUISTADOS, PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, BEM COMO OS BENEFÍCIOS QUE TAIS ADAPTAÇÕES PODEM TRAZER AO APRENDIZADO EM GERAL, SÃO RELEVANTES AÇÕES E PESQUISAS QUANTO ÀS ESTRATÉGIAS ADAPTADAS DE ENSINO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (EDUCAÇÃO ESPECIAL), E PRÁTICAS QUE ACOLHAM AS DIFERENÇAS FAVORECENDO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO (EDUCAÇÃO INCLUSIVA). ASSIM, NO CENÁRIO PANDÊMICO, ESTE RELATO DEMONSTRA QUE O EAV CONSTITUIU UMA CONTRIBUIÇÃO EXTENSIONISTA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL, LANÇANDO DISCUSSÕES SOBRE O TEMA, POSSIBILIDADES E MECANISMOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA PARA ALUNOS COM OU SEM DEFICIÊNCIA VISUAL, E PROPONDO-SE BASILAR PARA NOVAS AÇÕES E PESQUISAS NESTE SENTIDO.