O CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DID?TICO: O ENSINO DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA EM MEIO ? SITUA??O DE PANDEMIA DE COVID-19
ELIANE GALV?O GOMES
RESUMO
EM VIRTUDE DE COVID-19, O DISTANCIAMENTO SOCIAL FOI NECESS?RIO EM TODO O MUNDO. E NO ?MBITO EDUCACIONAL DO BRASIL, O MINIST?RIO DA EDUCA??O (MEC) APRESENTOU UMA RESOLU??O COM DIRETRIZES REFERENTES AO PER?ODO DE SUSPENS?O DO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA. ASSIM, O ENSINO REMOTO SURGE PARA AMENIZAR OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIAN?AS, JOVENS E ADULTOS ENQUANTO PRECISAM FICAR AFASTADOS DA INSTITUI??O DE ENSINO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO O PRESENTE TRABALHO ABORDA SOBRE A TEM?TICA DO CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DID?TICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA EM MEIO ? SITUA??O DE PANDEMIA. TENDO COM OBJETIVO ANALISAR A LUZ DOS CONHECIMENTOS BIBLIOGR?FICOS SOBRE O TEMA EM QUEST?O, SE A UTILIZA??O DE CURTAS PODEM SER UM RECURSO DID?TICO DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS DE L?NGUA ESPANHOLA. PARA SUA ELABORA??O BASEAMO-NOS PARA A AN?LISE BIBLIOGR?FICA EM DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MINIST?RIO DA EDUCA??O BRASIL (2006), E NOS SEGUINTES AUTORES: MORAN (2000), CORREA (2012), LOPES E CASTRO (2015), GONZ?LES, CASTELA E CAVALCANTE (2015), ENTRE OUTROS. E A PARTIR DO LEVANTAMENTO TE?RICO MENCIONADO ADOTAMOS OS CAMINHOS METODOL?GICOS DE CUNHO QUALITATIVO, E COMO RESULTADO DA PESQUISA APRESENTAMOS POSSIBILIDADES DE REALIZAR A INTERA??O REMOTA OU PRESENCIAL DOS ALUNOS COM O USO DO CURTA-METRAGEM ALIADO AO ENSINO DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA. PRETENDEMOS, COM ESTA PESQUISA, CONTRIBUIR PARA QUE OS DOCENTES CONCEBAM O CURTA METRAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO E PASSE A INSERI-LO NAS AULAS, NO AMBIENTE VIRTUAL OU PRESENCIAL.
PALAVRAS-CHAVE: CURTA-METRAGEM, RECURSO DID?TICO, ENSINO DE ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA, PANDEMIA COVID-19.