O CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: O ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM MEIO À SITUAÇÃO DE PANDEMIA DE COVID-19
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82486 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 7625 "titulo" => "O CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: O ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM MEIO À SITUAÇÃO DE PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => """ O CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DID?TICO: O ENSINO DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA EM MEIO ? SITUA??O DE PANDEMIA DE COVID-19\r\n \r\n ELIANE GALV?O GOMES \r\n \r\n RESUMO\r\n EM VIRTUDE DE COVID-19, O DISTANCIAMENTO SOCIAL FOI NECESS?RIO EM TODO O MUNDO. E NO ?MBITO EDUCACIONAL DO BRASIL, O MINIST?RIO DA EDUCA??O (MEC) APRESENTOU UMA RESOLU??O COM DIRETRIZES REFERENTES AO PER?ODO DE SUSPENS?O DO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA. ASSIM, O ENSINO REMOTO SURGE PARA AMENIZAR OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIAN?AS, JOVENS E ADULTOS ENQUANTO PRECISAM FICAR AFASTADOS DA INSTITUI??O DE ENSINO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO O PRESENTE TRABALHO ABORDA SOBRE A TEM?TICA DO CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DID?TICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA EM MEIO ? SITUA??O DE PANDEMIA. TENDO COM OBJETIVO ANALISAR A LUZ DOS CONHECIMENTOS BIBLIOGR?FICOS SOBRE O TEMA EM QUEST?O, SE A UTILIZA??O DE CURTAS PODEM SER UM RECURSO DID?TICO DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS DE L?NGUA ESPANHOLA. PARA SUA ELABORA??O BASEAMO-NOS PARA A AN?LISE BIBLIOGR?FICA EM DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MINIST?RIO DA EDUCA??O BRASIL (2006), E NOS SEGUINTES AUTORES: MORAN (2000), CORREA (2012), LOPES E CASTRO (2015), GONZ?LES, CASTELA E CAVALCANTE (2015), ENTRE OUTROS. E A PARTIR DO LEVANTAMENTO TE?RICO MENCIONADO ADOTAMOS OS CAMINHOS METODOL?GICOS DE CUNHO QUALITATIVO, E COMO RESULTADO DA PESQUISA APRESENTAMOS POSSIBILIDADES DE REALIZAR A INTERA??O REMOTA OU PRESENCIAL DOS ALUNOS COM O USO DO CURTA-METRAGEM ALIADO AO ENSINO DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA. PRETENDEMOS, COM ESTA PESQUISA, CONTRIBUIR PARA QUE OS DOCENTES CONCEBAM O CURTA METRAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO E PASSE A INSERI-LO NAS AULAS, NO AMBIENTE VIRTUAL OU PRESENCIAL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: CURTA-METRAGEM, RECURSO DID?TICO, ENSINO DE ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA, PANDEMIA COVID-19. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CURTA-METRAGEM, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, PANDEMIA COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID7625_29072021204745.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE GALVÃO GOMES" "autor_nome_curto" => "ELIANE GALVÃO GOMES" "autor_email" => "eliane_galvao_gomes@hotma" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82486 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 7625 "titulo" => "O CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO: O ENSINO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM MEIO À SITUAÇÃO DE PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => """ O CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DID?TICO: O ENSINO DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA EM MEIO ? SITUA??O DE PANDEMIA DE COVID-19\r\n \r\n ELIANE GALV?O GOMES \r\n \r\n RESUMO\r\n EM VIRTUDE DE COVID-19, O DISTANCIAMENTO SOCIAL FOI NECESS?RIO EM TODO O MUNDO. E NO ?MBITO EDUCACIONAL DO BRASIL, O MINIST?RIO DA EDUCA??O (MEC) APRESENTOU UMA RESOLU??O COM DIRETRIZES REFERENTES AO PER?ODO DE SUSPENS?O DO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA. ASSIM, O ENSINO REMOTO SURGE PARA AMENIZAR OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIAN?AS, JOVENS E ADULTOS ENQUANTO PRECISAM FICAR AFASTADOS DA INSTITUI??O DE ENSINO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO O PRESENTE TRABALHO ABORDA SOBRE A TEM?TICA DO CURTA-METRAGEM COMO RECURSO DID?TICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA EM MEIO ? SITUA??O DE PANDEMIA. TENDO COM OBJETIVO ANALISAR A LUZ DOS CONHECIMENTOS BIBLIOGR?FICOS SOBRE O TEMA EM QUEST?O, SE A UTILIZA??O DE CURTAS PODEM SER UM RECURSO DID?TICO DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS DE L?NGUA ESPANHOLA. PARA SUA ELABORA??O BASEAMO-NOS PARA A AN?LISE BIBLIOGR?FICA EM DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MINIST?RIO DA EDUCA??O BRASIL (2006), E NOS SEGUINTES AUTORES: MORAN (2000), CORREA (2012), LOPES E CASTRO (2015), GONZ?LES, CASTELA E CAVALCANTE (2015), ENTRE OUTROS. E A PARTIR DO LEVANTAMENTO TE?RICO MENCIONADO ADOTAMOS OS CAMINHOS METODOL?GICOS DE CUNHO QUALITATIVO, E COMO RESULTADO DA PESQUISA APRESENTAMOS POSSIBILIDADES DE REALIZAR A INTERA??O REMOTA OU PRESENCIAL DOS ALUNOS COM O USO DO CURTA-METRAGEM ALIADO AO ENSINO DO ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA. PRETENDEMOS, COM ESTA PESQUISA, CONTRIBUIR PARA QUE OS DOCENTES CONCEBAM O CURTA METRAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO E PASSE A INSERI-LO NAS AULAS, NO AMBIENTE VIRTUAL OU PRESENCIAL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: CURTA-METRAGEM, RECURSO DID?TICO, ENSINO DE ESPANHOL COMO L?NGUA ESTRANGEIRA, PANDEMIA COVID-19. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CURTA-METRAGEM, RECURSO DIDÁTICO, ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, PANDEMIA COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID7625_29072021204745.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE GALVÃO GOMES" "autor_nome_curto" => "ELIANE GALVÃO GOMES" "autor_email" => "eliane_galvao_gomes@hotma" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }