Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREDIÇÃO DE EVASÃO DISCENTE: ESTUDO DE CASO DO IFCE

Palavra-chaves: EVASÃO DISCENTE, PREDIÇÃO, SÉRIES TEMPORAIS, INSTITUTO FEDERAL, Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79957 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 659 "inscrito_id" => 1951 "titulo" => "UMA ANÁLISE DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREDIÇÃO DE EVASÃO DISCENTE: ESTUDO DE CASO DO IFCE" "resumo" => "AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA OS INSTITUTOS FEDERAIS PASSARAM POR UMA FASE DE FORTE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO, AUMENTANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE. EM PARALELO AO AUMENTO DO ACESSO A EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL O PROBLEMA DA EVASÃO DISCENTE GANHOU DESTAQUE, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. VÁRIAS AÇÕES VEM SENDO ELABORADAS VISANDO A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICE DE ALUNOS EVADIDOS, FORTALECENDO POLÍTICAS DE COMBATE A EVASÃO. NESTE CONTEXTO, TÉCNICAS ESTATÍSTICAS VEM SENDO UTILIZADAS NO SENTIDO DE AUXILIAR O ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DOS DADOS RELACIONADOS A EVASÃO, PROVENDO SUPORTE PARA UMA MELHOR ELABORAÇÃO DE PLANOS E TOMADAS DE DECISÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE E O POTENCIAL DE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREDIÇÃO DAS TAXAS DE ALUNOS CANDIDATOS A EVASÃO. UTILIZOU-SE DADOS DE NOVE CAMPI DE PRIMEIRA GERAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, COMPREENDIDO ENTRE OS PERÍODOS DE 2009 À 2017 PARA CONSTRUÇÃO DOS MODELOS (TREINAMENTO), TENDO COMO ALVO A PREDIÇÃO DE POSSÍVEIS ALUNOS EVADIDOS QUE INGRESSARAM NO ANO DE 2018 (TESTE). OS RESULTADOS FORAM CONSIDERADOS PROMISSORES, SINALIZANDO GRANDE POTENCIAL EM RELAÇÃO ÀS TÉCNICAS UTILIZADAS.AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA OS INSTITUTOS FEDERAIS PASSARAM POR UMA FASE DE FORTE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO, AUMENTANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EVASÃO DISCENTE, PREDIÇÃO, SÉRIES TEMPORAIS, INSTITUTO FEDERAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID1951_29072021001813.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO WAGNER BRITO HORTENCIO FILHO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO WAGNER BRITO HORTENCI" "autor_email" => "fernando.wagner@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79957 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 659 "inscrito_id" => 1951 "titulo" => "UMA ANÁLISE DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREDIÇÃO DE EVASÃO DISCENTE: ESTUDO DE CASO DO IFCE" "resumo" => "AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA OS INSTITUTOS FEDERAIS PASSARAM POR UMA FASE DE FORTE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO, AUMENTANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE. EM PARALELO AO AUMENTO DO ACESSO A EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL O PROBLEMA DA EVASÃO DISCENTE GANHOU DESTAQUE, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. VÁRIAS AÇÕES VEM SENDO ELABORADAS VISANDO A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICE DE ALUNOS EVADIDOS, FORTALECENDO POLÍTICAS DE COMBATE A EVASÃO. NESTE CONTEXTO, TÉCNICAS ESTATÍSTICAS VEM SENDO UTILIZADAS NO SENTIDO DE AUXILIAR O ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DOS DADOS RELACIONADOS A EVASÃO, PROVENDO SUPORTE PARA UMA MELHOR ELABORAÇÃO DE PLANOS E TOMADAS DE DECISÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE E O POTENCIAL DE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREDIÇÃO DAS TAXAS DE ALUNOS CANDIDATOS A EVASÃO. UTILIZOU-SE DADOS DE NOVE CAMPI DE PRIMEIRA GERAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, COMPREENDIDO ENTRE OS PERÍODOS DE 2009 À 2017 PARA CONSTRUÇÃO DOS MODELOS (TREINAMENTO), TENDO COMO ALVO A PREDIÇÃO DE POSSÍVEIS ALUNOS EVADIDOS QUE INGRESSARAM NO ANO DE 2018 (TESTE). OS RESULTADOS FORAM CONSIDERADOS PROMISSORES, SINALIZANDO GRANDE POTENCIAL EM RELAÇÃO ÀS TÉCNICAS UTILIZADAS.AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA OS INSTITUTOS FEDERAIS PASSARAM POR UMA FASE DE FORTE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO, AUMENTANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EVASÃO DISCENTE, PREDIÇÃO, SÉRIES TEMPORAIS, INSTITUTO FEDERAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID1951_29072021001813.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO WAGNER BRITO HORTENCIO FILHO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO WAGNER BRITO HORTENCI" "autor_email" => "fernando.wagner@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA OS INSTITUTOS FEDERAIS PASSARAM POR UMA FASE DE FORTE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO, AUMENTANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE. EM PARALELO AO AUMENTO DO ACESSO A EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL O PROBLEMA DA EVASÃO DISCENTE GANHOU DESTAQUE, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. VÁRIAS AÇÕES VEM SENDO ELABORADAS VISANDO A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICE DE ALUNOS EVADIDOS, FORTALECENDO POLÍTICAS DE COMBATE A EVASÃO. NESTE CONTEXTO, TÉCNICAS ESTATÍSTICAS VEM SENDO UTILIZADAS NO SENTIDO DE AUXILIAR O ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DOS DADOS RELACIONADOS A EVASÃO, PROVENDO SUPORTE PARA UMA MELHOR ELABORAÇÃO DE PLANOS E TOMADAS DE DECISÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE E O POTENCIAL DE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREDIÇÃO DAS TAXAS DE ALUNOS CANDIDATOS A EVASÃO. UTILIZOU-SE DADOS DE NOVE CAMPI DE PRIMEIRA GERAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, COMPREENDIDO ENTRE OS PERÍODOS DE 2009 À 2017 PARA CONSTRUÇÃO DOS MODELOS (TREINAMENTO), TENDO COMO ALVO A PREDIÇÃO DE POSSÍVEIS ALUNOS EVADIDOS QUE INGRESSARAM NO ANO DE 2018 (TESTE). OS RESULTADOS FORAM CONSIDERADOS PROMISSORES, SINALIZANDO GRANDE POTENCIAL EM RELAÇÃO ÀS TÉCNICAS UTILIZADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.