AO LONGO DA ÚLTIMA DÉCADA OS INSTITUTOS FEDERAIS PASSARAM POR UMA FASE DE FORTE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO, AUMENTANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE. EM PARALELO AO AUMENTO DO ACESSO A EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL O PROBLEMA DA EVASÃO DISCENTE GANHOU DESTAQUE, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. VÁRIAS AÇÕES VEM SENDO ELABORADAS VISANDO A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICE DE ALUNOS EVADIDOS, FORTALECENDO POLÍTICAS DE COMBATE A EVASÃO. NESTE CONTEXTO, TÉCNICAS ESTATÍSTICAS VEM SENDO UTILIZADAS NO SENTIDO DE AUXILIAR O ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DOS DADOS RELACIONADOS A EVASÃO, PROVENDO SUPORTE PARA UMA MELHOR ELABORAÇÃO DE PLANOS E TOMADAS DE DECISÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE E O POTENCIAL DE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREDIÇÃO DAS TAXAS DE ALUNOS CANDIDATOS A EVASÃO. UTILIZOU-SE DADOS DE NOVE CAMPI DE PRIMEIRA GERAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, COMPREENDIDO ENTRE OS PERÍODOS DE 2009 À 2017 PARA CONSTRUÇÃO DOS MODELOS (TREINAMENTO), TENDO COMO ALVO A PREDIÇÃO DE POSSÍVEIS ALUNOS EVADIDOS QUE INGRESSARAM NO ANO DE 2018 (TESTE). OS RESULTADOS FORAM CONSIDERADOS PROMISSORES, SINALIZANDO GRANDE POTENCIAL EM RELAÇÃO ÀS TÉCNICAS UTILIZADAS.