A ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA É UM PROCESSO LENTO, QUE REQUER COMPROMISSO E DEDICAÇÃO TANTO DO PROFESSOR COMO DO EDUCANDO. APRENDER A LER E A ESCREVER É PARA A CRIANÇA ENFRENTAR DESAFIOS CONSTANTES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E ESCRITA, ESTA TAREFA SE TORNA INTRICADA PARA TODAS AS CRIANÇAS, EM TODOS OS ÂMBITOS SEM EXCEÇÃO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO COMPREENDER COMO AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA SÃO DESENVOLVIDAS CONSIDERANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR; CONHECER AS METODOLOGIAS DOS PROFESSORES NO INCENTIVO AOS ALUNOS NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. CARACTERIZA-SE, PORTANTO, COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO E ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS; OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 03 (TRÊS) PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL ANATALIA CARNEIRO. OS RESULTADOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ADOTADAS PELOS EDUCADORES E QUE A ESCOLA DEVE MOBILIZAR-SE E TRABALHAR EM EQUIPE, VIABILIZANDO METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM AOS ALUNOS NOVOS HORIZONTES QUE OS LEVEM A INTERESSAR-SE PELA LEITURA E A ESCRITA E, COM ISSO, SEREM CAPAZES DE RESSIGNIFICÁ-LAS A SEU MODO, O QUE FACILITARÁ A APRENDIZAGEM.