ESTE TEXTO TEM POR OBJETIVO ENTENDER O CONCEITO DE EDUCA??O NO PENSAMENTO DE PLAT?O, COM DESTAQUE ? ALEGORIA DA CAVERNA. PARA TANTO, UTILIZOU-SE AS DIRETRIZES PARA A LEITURA, AN?LISE E INTERPRETA??O DE TEXTO PROPOSTAS POR SEVERINO (1996) ASSISTIDA DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE O TEMA. INICIA-SE PELA INTRODU??O SOBRE O AUTOR E SEU PENSAMENTO, PARA ENT?O, PARTIMOS
PARA A EXPLANA??O DO CONCEITO DE EDUCA??O DO AUTOR. CONSTATOU-SE QUE O CONCEITO DE EDUCA??O DE PLAT?O ASSOCIA A EDUCA??O A UMA FERRAMENTA DE LIBERTA??O E TRANSFORMA??O HUMANA, EM QUE A MESMA EXERCE UMA DUALIDADE, TANTO APRISIONA COMO LIBERTA, E SE ASSOCIA DIRETAMENTE COM A POL?TICA E JUSTI?A SOCIAL, A RECONHECENDO COMO UM ATO POL?TICO E QUE POR VEZES SE FAZ UMA FERRAMENTA POL?TICA, DE INFLU?NCIA E PODER, QUE IMPLICA SELE??O DE CONTE?DO PARA A FORMA??O. UMA CONCEP??O DE EDUCA??O QUE RECONHECE, AINDA NA ANTIGUIDADE, A PARTICULARIDADE DO ATO DE EDUCAR NA INF?NCIA AO INDICAR O L?DICO COMO MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM, ASSIM COMO INDICA A VALORIZA??O DESTA EDUCA??O PELO ADULTO QUE ESTA CRIAN?A IR? SE TORNAR, SE CONSTITUINDO UMA CORRENTE DE PENSAMENTO QUE PERMEIA OS IDEAIS EDUCACIONAIS ATUAIS.