A EDUCAÇÃO, DEVIDO SUA GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE, É CONSIDERADA COMO UMA ÁREA QUE POSSUI DIVERSOS TEMAS PARA SEREM PESQUISADOS, A PARTIR DE DIFERENTES ASPECTOS. NESSE CASO, O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO PRINCIPAL TEMÁTICA A SER ABORDADA, O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, TENDO ESTE ARTIGO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO ESCOLAR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR. A PESQUISA AQUI DESCRITA TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO, EM QUE FORAM REALIZADOS ESTUDOS ATRAVÉS DE REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS COMO ARTIGOS, LIVROS E PERIÓDICOS, DE AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM E CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A TEMÁTICA, OS QUAIS FORAM CRITERIOSAMENTE SELECIONADOS. POR MEIO DESTA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE A GESTÃO ESCOLAR POSSUI UM RELEVANTE PAPEL DE, NÃO APENAS ADMINISTRAR UMA ESCOLA NO QUE SE REFERE ÀS QUESTÕES TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS, MAS TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA VALORIZAÇÃO DE SEUS PROFESSORES, CONTRIBUINDO DE FORMA DIRETA EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL OU FORMAÇÃO CONTINUADA, E ASSIM, ESTIMULÁ-LOS A SEMPRE ESTAREM EM CONTÍNUA APRENDIZAGEM, CAPACITANDO E APERFEIÇOANDO CADA VEZ MAIS SEU FAZER PEDAGÓGICO, E AGINDO, CONSEQUENTEMENTE, DE MANEIRA POSITIVA DIRETO NO SUCESSO ESCOLAR.