ESTE ARTIGO DISCUTE SOBRE AS VIVÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS(AS) NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DO ENSINO REMOTO NA ROTINA ACADÊMICA DE UNIVERSITÁRIOS(AS) NO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19 A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. PARA TANTO, AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS FORAM UTILIZADAS COMO CORPUS ANALÍTICO DESTE ESTUDO A PARTIR DE BUSCAS REALIZADAS NA PLATAFORMA GOOGLE. PONTUAMOS QUE CINCO MATÉRIAS JORNALÍSTICAS FORAM ENCONTRADAS CONFORME OS DESCRITORES DE BUSCA. NO ENTANTO, TRÊS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA, E INTERPRETADAS PELOS REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, POIS APRESENTAM OS RELATOS DOS(AS) UNIVERSITÁRIOS(AS). OS RESULTADOS APONTAM DIFICULDADES QUANTO AO ENSINO REMOTO E SENTIMENTOS DE MEDO E ANSIEDADE RELACIONADOS AO NOVO CENÁRIO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA. CONCLUÍMOS QUE A ADESÃO AO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO PANDÊMICO REPERCUTIU SOBRE ASPECTOS PEDAGÓGICOS E PSICOLÓGICOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS(AS) QUE REVELAM ASPECTOS SOCIAIS SOBRE OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS QUE A PANDEMIA IMPLICOU NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA.