ESTE ARTIGO OBJETIVA PROMOVER UMA REFLEX?O SOBRE A AVALIA??O DE POL?TICAS, PROJETOS E PROCESSOS RELACIONADOS ? EDUCA??O, SOBRETUDO AQUELES QUE SE DIRECIONAM PARA A QUALIDADE DA EDUCA??O, RELACIONADOS AO DESEMPENHO DA EDUCA??O B?SICA EM NOSSO PA?S, A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA FUNDAMENTADA NA COMPREENS?O EM TORNO DE CATEGORIAS ESSENCIAIS ?S DISCUSS?ES SUSCITADAS. COM O AUX?LIO DE FONTES BIBLIOGR?FICAS QUE VERSAM SOBRE A TEM?TICA FOI EFETIVADA A REFLEX?O ACERCA DA TEM?TICA PROPOSTA PARA DISCUSS?O, PROPORCIONANDO REFLEX?ES SIGNIFICATIVAS QUE PODEM ASSISTIR DEMAIS PESQUISADORES NO ESTUDO DA MESMA. PERCEBE-SE, NESTE ESTUDO, QUE ? PRECISO SAIR DA ARENA DOS P?DIOS E PROVOCAR MUDAN?AS QUE EFETIVEM O DIREITO AO ACESSO, A PERMAN?NCIA E A APRENDIZAGEM, GARANTINDO AO INDIVIDUO SEU PLENO DESENVOLVIMENTO, N?O SE TRATA DE DESCONSIDERAR AS INFORMA??ES TRAZIDAS PELO SISTEMA DE AVALIA??O, SENDO INDISPENS?VEIS AO QUE SE PROP?E ENQUANTO FERRAMENTA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCA??O.