Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O TAEKWONDO COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, TAEKWONDO, EDUCAÇÃO ESPORTIVA, , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82489
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1036
    "inscrito_id" => 3301
    "titulo" => "O ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O TAEKWONDO COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "AS ARTES MARCIAIS E OS ESPORTES DE COMBATE SÃO FENÔMENOS QUE ATUALMENTE POSSUEM GRANDE INTERESSE ESPORTIVO E SOCIAL. NO ENTANTO, A PRESENÇA DESSAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMPRE FOI RELEGADA A SEGUNDO PLANO DEVIDO AOS ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS QUE POSSUEM. AO LONGO DESTA DISSERTAÇÃO, SÃO DETERMINADAS A CONCEPTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ARTES MARCIAIS COMO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, APONTANDO ESTE ESPORTE COMO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SENDO COMO ALGUMAS DAS DISCIPLINAS MAIS CONHECIDAS E RECONHECIDAS. POSTERIORMENTE, ANALISA-SE A PRESENÇA DESSAS PRÁTICAS NOS DIFERENTES CURRÍCULOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESTACAM-SE ALGUNS DOS ESTUDOS MAIS SIGNIFICATIVOS QUE OS UTILIZARAM COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL. FINALMENTE APRESENTA-SE A CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM ESPORTE DESSE GRUPO QUE COMEÇOU A SER INVESTIGADO NOS ÚLTIMOS ANOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O TAEKWONDO EM SUA VERSÃO EDUCACIONAL. AS INVESTIGAÇÕES MAIS IMPORTANTES QUE FORAM REALIZADAS SÃO INDICADAS E SÃO MOSTRADOS ALGUNS DOS BENEFÍCIOS MAIS SIGNIFICATIVOS DERIVADOS DE SUA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. O ESTUDO FOI BASEADO NO MODELO NÃO EXPERIMENTAL, TIPO EXPLORATÓRIO, COM ABORDAGEM MISTA –QUALITATIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS DE UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS QUE FAZEM PRATICAM O ESPORTE DE TAEKWONDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PROFESSORES ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. A PESQUISA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA DA INCLUSÃO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA VEZ QUE ESSA PRÁTICA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E SOCIAL, REFLETINDO NA MELHORIA DO DESEMPENHO NO CONTEXTO ESCOLA, CONSIDERANDO QUE O ESTUDO APONTA O ESPORTE DE TAEKWONDO EM SUA PRÁTICA COMO MOTIVACIONAL E OUTROS EFEITOS POSITIVOS NO ALUNO COMO ESPORTISTA E ESTUDANTE. FINALMENTE A PESQUISA DEIXA EVIDENTE QUE NOTÁVEIS EFEITOS POSITIVO PARA OS ESTUDANTES EM INCLUSÃO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPECIALMENTE SIM APLIQUE OS MODELOS PEDAGÓGICOS DO ESPORTE TARKWONDO, ESTES ESTÃO CONFIGURADOS COMO O EIXO DE PRÁTICA DE UM CONTEÚDO PEDAGÓGICO QUE PROMOVE DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, TAEKWONDO, EDUCAÇÃO ESPORTIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID3301_31072021214508.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO DA SILVA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO TAVARES"
    "autor_email" => "ptcamsilvares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82489
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1036
    "inscrito_id" => 3301
    "titulo" => "O ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O TAEKWONDO COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "AS ARTES MARCIAIS E OS ESPORTES DE COMBATE SÃO FENÔMENOS QUE ATUALMENTE POSSUEM GRANDE INTERESSE ESPORTIVO E SOCIAL. NO ENTANTO, A PRESENÇA DESSAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMPRE FOI RELEGADA A SEGUNDO PLANO DEVIDO AOS ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS QUE POSSUEM. AO LONGO DESTA DISSERTAÇÃO, SÃO DETERMINADAS A CONCEPTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ARTES MARCIAIS COMO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, APONTANDO ESTE ESPORTE COMO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SENDO COMO ALGUMAS DAS DISCIPLINAS MAIS CONHECIDAS E RECONHECIDAS. POSTERIORMENTE, ANALISA-SE A PRESENÇA DESSAS PRÁTICAS NOS DIFERENTES CURRÍCULOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESTACAM-SE ALGUNS DOS ESTUDOS MAIS SIGNIFICATIVOS QUE OS UTILIZARAM COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL. FINALMENTE APRESENTA-SE A CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM ESPORTE DESSE GRUPO QUE COMEÇOU A SER INVESTIGADO NOS ÚLTIMOS ANOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O TAEKWONDO EM SUA VERSÃO EDUCACIONAL. AS INVESTIGAÇÕES MAIS IMPORTANTES QUE FORAM REALIZADAS SÃO INDICADAS E SÃO MOSTRADOS ALGUNS DOS BENEFÍCIOS MAIS SIGNIFICATIVOS DERIVADOS DE SUA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. O ESTUDO FOI BASEADO NO MODELO NÃO EXPERIMENTAL, TIPO EXPLORATÓRIO, COM ABORDAGEM MISTA –QUALITATIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS DE UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS QUE FAZEM PRATICAM O ESPORTE DE TAEKWONDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PROFESSORES ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. A PESQUISA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA DA INCLUSÃO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA VEZ QUE ESSA PRÁTICA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E SOCIAL, REFLETINDO NA MELHORIA DO DESEMPENHO NO CONTEXTO ESCOLA, CONSIDERANDO QUE O ESTUDO APONTA O ESPORTE DE TAEKWONDO EM SUA PRÁTICA COMO MOTIVACIONAL E OUTROS EFEITOS POSITIVOS NO ALUNO COMO ESPORTISTA E ESTUDANTE. FINALMENTE A PESQUISA DEIXA EVIDENTE QUE NOTÁVEIS EFEITOS POSITIVO PARA OS ESTUDANTES EM INCLUSÃO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPECIALMENTE SIM APLIQUE OS MODELOS PEDAGÓGICOS DO ESPORTE TARKWONDO, ESTES ESTÃO CONFIGURADOS COMO O EIXO DE PRÁTICA DE UM CONTEÚDO PEDAGÓGICO QUE PROMOVE DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, TAEKWONDO, EDUCAÇÃO ESPORTIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID3301_31072021214508.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO DA SILVA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO TAVARES"
    "autor_email" => "ptcamsilvares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS ARTES MARCIAIS E OS ESPORTES DE COMBATE SÃO FENÔMENOS QUE ATUALMENTE POSSUEM GRANDE INTERESSE ESPORTIVO E SOCIAL. NO ENTANTO, A PRESENÇA DESSAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMPRE FOI RELEGADA A SEGUNDO PLANO DEVIDO AOS ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS QUE POSSUEM. AO LONGO DESTA DISSERTAÇÃO, SÃO DETERMINADAS A CONCEPTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ARTES MARCIAIS COMO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, APONTANDO ESTE ESPORTE COMO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SENDO COMO ALGUMAS DAS DISCIPLINAS MAIS CONHECIDAS E RECONHECIDAS. POSTERIORMENTE, ANALISA-SE A PRESENÇA DESSAS PRÁTICAS NOS DIFERENTES CURRÍCULOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESTACAM-SE ALGUNS DOS ESTUDOS MAIS SIGNIFICATIVOS QUE OS UTILIZARAM COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL. FINALMENTE APRESENTA-SE A CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM ESPORTE DESSE GRUPO QUE COMEÇOU A SER INVESTIGADO NOS ÚLTIMOS ANOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O TAEKWONDO EM SUA VERSÃO EDUCACIONAL. AS INVESTIGAÇÕES MAIS IMPORTANTES QUE FORAM REALIZADAS SÃO INDICADAS E SÃO MOSTRADOS ALGUNS DOS BENEFÍCIOS MAIS SIGNIFICATIVOS DERIVADOS DE SUA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. O ESTUDO FOI BASEADO NO MODELO NÃO EXPERIMENTAL, TIPO EXPLORATÓRIO, COM ABORDAGEM MISTA –QUALITATIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS DE UMA POPULAÇÃO DE ALUNOS QUE FAZEM PRATICAM O ESPORTE DE TAEKWONDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PROFESSORES ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. A PESQUISA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA DA INCLUSÃO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA VEZ QUE ESSA PRÁTICA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E SOCIAL, REFLETINDO NA MELHORIA DO DESEMPENHO NO CONTEXTO ESCOLA, CONSIDERANDO QUE O ESTUDO APONTA O ESPORTE DE TAEKWONDO EM SUA PRÁTICA COMO MOTIVACIONAL E OUTROS EFEITOS POSITIVOS NO ALUNO COMO ESPORTISTA E ESTUDANTE. FINALMENTE A PESQUISA DEIXA EVIDENTE QUE NOTÁVEIS EFEITOS POSITIVO PARA OS ESTUDANTES EM INCLUSÃO DO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPECIALMENTE SIM APLIQUE OS MODELOS PEDAGÓGICOS DO ESPORTE TARKWONDO, ESTES ESTÃO CONFIGURADOS COMO O EIXO DE PRÁTICA DE UM CONTEÚDO PEDAGÓGICO QUE PROMOVE DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.