NO PRESENTE TRABALHO, É REALIZADA UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM AS PROPOSTAS CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA, SENDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O AUSTRALIAN CURRICULUM, RESPECTIVAMENTE. ALMEJA-SE IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS ABORDAGENS FEITAS EM RELAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS EM CADA PAÍS. A PARTIR DESSA IDENTIFICAÇÃO, BUSCA-SE ANALISAR E COMPARAR A RELEVÂNCIA DA PRIORIDADE CURRICULAR TRANSVERSAL “ABORIGINAL AND TORRES STRAIT ISLANDER HISTORIES AND CULTURES”, PRESENTE NO DOCUMENTO AUSTRALIANO E SUAS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL. PARA ATINGIR OS OBJETIVOS ESTIPULADOS, UMA PESQUISA QUALITATIVA NO FORMATO DE ANÁLISE DOCUMENTAL FOI REALIZADA, COM ENFOQUE NAS CATEGORIAS DE “TERRITÓRIO” E “PAISAGEM” NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA. O INTERESSE DA PESQUISA SE DEU NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA, NO SEXTO E SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO, ONDE OS TEMAS RELACIONADOS AOS POVOS ORIGINÁRIOS SURGEM PELA PRIMEIRA VEZ NA BNCC, E NO SÉTIMO E OITAVO ANO DO CURRÍCULO AUSTRALIANO, ONDE SURGE PELA PRIMEIRA VEZ O ENSINO ESPECÍFICO DE GEOGRAFIA NO AUSTRALIAN CURRICULUM. A ADIÇÃO DA PRIORIDADE CURRICULAR TRANSVERSAL “ABORIGINAL AND TORRES STRAIT ISLANDER HISTORIES AND CULTURES” NA ORIENTAÇÃO CURRICULAR AUSTRALIANA PERMITIU A INTERPRETAÇÃO DE UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE AOS POVOS ORIGINÁRIOS EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DO MESMO TEMA NA BNCC. ALÉM DO CARÁTER PRIORITÁRIO, O ENFOQUE METODOLÓGICO DADO AOS SABERES DESSES POVOS EVIDENCIOU UMA TENTATIVA MAIS RECORRENTE DE INCLUIR A CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA ORIENTAÇÃO CURRICULAR DO PAÍS EM RELAÇÃO AO DOCUMENTO BRASILEIRO.