DIÁLOGOS ENTRE AS BASES CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA: OS POVOS ORIGINÁRIOS E SUAS ABORDAGENS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81611 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3010 "inscrito_id" => 9526 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE AS BASES CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA: OS POVOS ORIGINÁRIOS E SUAS ABORDAGENS" "resumo" => "NO PRESENTE TRABALHO, É REALIZADA UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM AS PROPOSTAS CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA, SENDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O AUSTRALIAN CURRICULUM, RESPECTIVAMENTE. ALMEJA-SE IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS ABORDAGENS FEITAS EM RELAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS EM CADA PAÍS. A PARTIR DESSA IDENTIFICAÇÃO, BUSCA-SE ANALISAR E COMPARAR A RELEVÂNCIA DA PRIORIDADE CURRICULAR TRANSVERSAL “ABORIGINAL AND TORRES STRAIT ISLANDER HISTORIES AND CULTURES”, PRESENTE NO DOCUMENTO AUSTRALIANO E SUAS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL. PARA ATINGIR OS OBJETIVOS ESTIPULADOS, UMA PESQUISA QUALITATIVA NO FORMATO DE ANÁLISE DOCUMENTAL FOI REALIZADA, COM ENFOQUE NAS CATEGORIAS DE “TERRITÓRIO” E “PAISAGEM” NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA. O INTERESSE DA PESQUISA SE DEU NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA, NO SEXTO E SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO, ONDE OS TEMAS RELACIONADOS AOS POVOS ORIGINÁRIOS SURGEM PELA PRIMEIRA VEZ NA BNCC, E NO SÉTIMO E OITAVO ANO DO CURRÍCULO AUSTRALIANO, ONDE SURGE PELA PRIMEIRA VEZ O ENSINO ESPECÍFICO DE GEOGRAFIA NO AUSTRALIAN CURRICULUM. A ADIÇÃO DA PRIORIDADE CURRICULAR TRANSVERSAL “ABORIGINAL AND TORRES STRAIT ISLANDER HISTORIES AND CULTURES” NA ORIENTAÇÃO CURRICULAR AUSTRALIANA PERMITIU A INTERPRETAÇÃO DE UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE AOS POVOS ORIGINÁRIOS EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DO MESMO TEMA NA BNCC. ALÉM DO CARÁTER PRIORITÁRIO, O ENFOQUE METODOLÓGICO DADO AOS SABERES DESSES POVOS EVIDENCIOU UMA TENTATIVA MAIS RECORRENTE DE INCLUIR A CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA ORIENTAÇÃO CURRICULAR DO PAÍS EM RELAÇÃO AO DOCUMENTO BRASILEIRO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, AUSTRALIAN CURRICULUM, BNCC, POVOS ORIGINÁRIOS, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID9526_05112021212714.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO BARCELLOS ADAMS" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO BARCELLOS ADAMS" "autor_email" => "joaopedroadams@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81611 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3010 "inscrito_id" => 9526 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE AS BASES CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA: OS POVOS ORIGINÁRIOS E SUAS ABORDAGENS" "resumo" => "NO PRESENTE TRABALHO, É REALIZADA UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM AS PROPOSTAS CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA, SENDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O AUSTRALIAN CURRICULUM, RESPECTIVAMENTE. ALMEJA-SE IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS ABORDAGENS FEITAS EM RELAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS EM CADA PAÍS. A PARTIR DESSA IDENTIFICAÇÃO, BUSCA-SE ANALISAR E COMPARAR A RELEVÂNCIA DA PRIORIDADE CURRICULAR TRANSVERSAL “ABORIGINAL AND TORRES STRAIT ISLANDER HISTORIES AND CULTURES”, PRESENTE NO DOCUMENTO AUSTRALIANO E SUAS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL. PARA ATINGIR OS OBJETIVOS ESTIPULADOS, UMA PESQUISA QUALITATIVA NO FORMATO DE ANÁLISE DOCUMENTAL FOI REALIZADA, COM ENFOQUE NAS CATEGORIAS DE “TERRITÓRIO” E “PAISAGEM” NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE BRASIL E AUSTRÁLIA. O INTERESSE DA PESQUISA SE DEU NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA, NO SEXTO E SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO, ONDE OS TEMAS RELACIONADOS AOS POVOS ORIGINÁRIOS SURGEM PELA PRIMEIRA VEZ NA BNCC, E NO SÉTIMO E OITAVO ANO DO CURRÍCULO AUSTRALIANO, ONDE SURGE PELA PRIMEIRA VEZ O ENSINO ESPECÍFICO DE GEOGRAFIA NO AUSTRALIAN CURRICULUM. A ADIÇÃO DA PRIORIDADE CURRICULAR TRANSVERSAL “ABORIGINAL AND TORRES STRAIT ISLANDER HISTORIES AND CULTURES” NA ORIENTAÇÃO CURRICULAR AUSTRALIANA PERMITIU A INTERPRETAÇÃO DE UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE AOS POVOS ORIGINÁRIOS EM RELAÇÃO À ABORDAGEM DO MESMO TEMA NA BNCC. ALÉM DO CARÁTER PRIORITÁRIO, O ENFOQUE METODOLÓGICO DADO AOS SABERES DESSES POVOS EVIDENCIOU UMA TENTATIVA MAIS RECORRENTE DE INCLUIR A CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA ORIENTAÇÃO CURRICULAR DO PAÍS EM RELAÇÃO AO DOCUMENTO BRASILEIRO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, AUSTRALIAN CURRICULUM, BNCC, POVOS ORIGINÁRIOS, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID9526_05112021212714.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO BARCELLOS ADAMS" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO BARCELLOS ADAMS" "autor_email" => "joaopedroadams@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }